Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7744
Type: | Artigo Cientifico |
Title: | A participação como núcleo da gestão democrática educacional e escolar |
Author: | Siga, Hodávio José |
First advisor: | Sartori, Jerônimo |
Resume: | Este estudo aborda a influência da participação da comunidade escolar na efetividade da gestão democrática na escola, refletindo sobre a complexidade que envolve sua efetivação, destacando os desafios para uma participação uma significativa. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Gestão Escolar: Direção, Coordenação e Supervisão Educacional, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim, Os objetivos do estudo incluem analisar a relação entre gestão escolar democrática e autonomia da comunidade escolar, investigar o papel do diálogo na gestão democrática e examinar as práticas de liderança dos gestores escolares. A pesquisa destaca a importância da participação ativa de todos os membros da comunidade escolar, incluindo equipe gestora, professores, funcionários, alunos e pais, na tomada de decisões relacionada ao processo educacional. Além disso, enfatiza a necessidade de promover um ambiente de diálogo e respeito, garantindo que todas as vozes sejam ouvidas e consideradas. O estudo conclui que, apesar dos desafios, a gestão democrática na escola é fundamental para o desenvolvimento de uma educação inclusiva e participativa, que valoriza a diversidade na sua forma mais abrangente e promove a colaboração entre todos os envolvidos no processo educacional. Portanto, enfatizam a necessidade de superar barreiras culturais, sociais e econômicas para garantir uma participação efetiva e a importância de uma liderança inclusiva e democrática na consolidação da gestão democrática escolar. |
Keywords: | Gestão Democrática Gestão escolar Participação Autonomia |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Erechim |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7744 |
Issue Date: | Apr-2024 |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.