Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7747
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Gestão escolar, vulnerabilidade e desigualdade social: um olhar sobre o projeto político pedagógico de escolas públicas interioranas
Autor(es): Kaiser, Ilson
Primeiro Orientador: Prsybyciem, Moises Marques
Resumo: A desigualdade e a vulnerabilidade social são problemas históricos de nível nacional, presentes nas grandes e nas pequenas cidades brasileiras e, simultaneamente, fazem parte da rotina escolar. Assim, o presente artigo tem o objetivo de identificar as preocupações da gestão escolar diante da situação de desigualdade e vulnerabilidade social de uma parcela dos estudantes, no âmbito do Projeto Político Pedagógico (PPP), de três escolas públicas do munícipio de Gaurama/RS (Brasil). A metodologia utilizada consistiu em uma abordagem qualitativa e de uma pesquisa documental. Os resultados revelam uma certa preocupação das gestões escolares presente nos PPPs com o contexto social dos estudantes. No entanto, as preocupações são particulares de cada instituição e variam entre a mera referência ao tema, bem como a construção coletiva do PPP, que apontam para as demandas da comunidade mais vulnerável. Ademais, identificamos indícios contraditórios de uma tendência liberal tradicional no PPP da Escola 2, o que pode ser um empecilho para o processo de democratização da escola. Este trabalho pode contribuir para realçar o papel central na formação de gestores para o enfrentamento da desigualdade social e a necessidade de construção de uma gestão mais democrática.
Palavras-chave: Projeto político pedagógico
Diversidade
Gestão escolar democrática
Formação de gestores
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7747
Data do documento: Abr-2024
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KAISER.pdf399,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.