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Type: Monografia
Title: Movimento da matemática moderna no Brasil: estudo sobre a abordagem de números naturais em livros didáticos da década de 1960
Author: Hoppe, Ana Cláudia
First advisor: Melo, Marisol Vieira
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Basei, Ana Maria
Resume: Esta pesquisa se remete ao passado para evidenciar elementos que nos auxiliem na compreensão dos impactos do Movimento da Matemática Moderna (MMM) nos livros didáticos, buscando mostrar sua implicação nas intenções pedagógicas de se ensinar números naturais. Sendo assim, optamos por uma investigação documental de abordagem qualitativa buscando responder a seguinte questão: Qual a abordagem dos números naturais no contexto do Movimento da Matemática Moderna nos livros didáticos no período de 1960 – 1970? Para compor nosso estudo foram selecionados três livros didáticos de matemática publicados na década de 1960, sendo eles: Matemática para a primeira série ginasial (1963) de autoria de Ary Quintella, Matemática Curso Ginasial (1967) de autoria do School Mathematics Study Group e Matemática Curso Moderno (1969) de autoria de Alcides Bóscolo e Benedito Castrucci. A pesquisa foi fundamentada teoricamente em Kline (1976), Búrigo (1989), Pinto (2005) e D’Ambrosio (2017) que destacam sobre o contexto, características e ideais defendidos pelo MMM; a busca para evidenciar o papel do livro didático foi fundamentada em Choppin (2004), Bittencourt (2004) e Valente (2008); e para compreender o currículo de matemática do ensino secundário recorremos a Silva (2016). A nossa análise delineou-se em duas etapas: análise descritiva e análise comparativa, que nos revelou que os números naturais foram abordados com enfoque na contagem e correspondência biunívoca. Os livros didáticos apontam para a existência de vestígios de Matemática Moderna, identificados a partir da incorporação de noções da teoria dos conjuntos, expressas nas representações de conjuntos por chaves e diagramas, relação de pertinência e da representação do conjunto dos números naturais pela letra ℕ. De todo modo, salientamos que cada autor dos livros didáticos se apropriou à sua maneira do que propunha o MMM, e essa subjetividade fez emergir diferentes perspectivas para a abordagem dos números naturais nos livros didáticos de matemática.
Abstract: This research refers to the past in order to highlight elements that help us understand the impacts of the Modern Mathematics Movement (MMM) in textbooks, searching to reveal the implications in the pedagogical intentions of teaching natural numbers. Therefore, a documental research with qualitative approach was chosen to answer the following question of investigation: What is the approach of natural numbers in the context of the Modern Mathematics Movement in textbooks from 1960 to 1970? In the order to constitute the study, three mathematical textbooks published in the 1960s were selected: Matemática para a primeira série ginasial (1963) by Ary Quintella, Matemática Curso Ginasial (1967) by School Mathematics Study Group and Matemática Curso Moderno (1969) by Alcides Bóscolo and Benedito Castrucci. This research was theoretically based on Kline (1976), Búrigo (1989), Pinto (2005) and D’Ambrosio (2017) which highlight the context, characteristics and ideals defended by the MMM; the search to highlight the role of the textbook was based on Choppin (2004), Bittencourt (2004) and Valente (2008); in order to understand the secondary education math’s curriculum we recourse to Silva (2016). The process of analysis considered two phases: descriptive analysis and comparative analysis, that show us that the natural numbers were approached with a focus on counting and biunivocal relation. The textbooks points to the existence of traces of Modern Mathematics, identified through the incorporation of notions of the set theory, expressed in the representations of sets by braces and diagrams, belonging relation and the representation of the set of natural numbers by the letter ℕ. In any case, it’s important to highlight that each author appropriated the MMM proposals on they own way, and this tendency brought out different perspectives for the approach of natural numbers in math textbooks.
Keywords: Sistemas numéricos
Matemática
Livro didático
História da matemática
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7763
Issue Date: 28-Jan-2021
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