Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7765
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Melo, Marisol Vieira-
dc.creatorBoth, Tainá-
dc.date2021-01-26-
dc.date.accessioned2024-09-24T11:46:55Z-
dc.date.available2021-01-26-
dc.date.available2024-09-24T11:46:55Z-
dc.date.issued2021-01-26-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7765-
dc.description.abstractThe objective of this research is to identify the mathematical knowledge explored in activities proposed in Elementary School classes. The mathematical activities were collected in a school in the western region of the state of Santa Catarina, from March to September 2019, separated and analyzed according to the objects of knowledge common national curriculum base (Base Nacional Comum Curricular - BNCC). The research was theoretically based on Curi (2006), Nacarato (2010) and Marim (2011) who point to the training of teachers who teach mathematics and some ways to minimize gaps. For the analysis of Probability and Statistics activities was based on Lima (2005), Curcio (1989), Sztajn (2002) and Selva (2003) who point out the types of knowledge, levels of understanding of graphics and their main difficulties in graphic construction and representation. In addiction, the guiding documents were presented in order to relate the activities with what they point out. The results indicate that mathematical concepts and interdisciplinarity issues were highlighted in the activities. And, the levels of understanding of the graphical representation were identified and seen, showing the importance of the teacher having mastery over the types of knowledge.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso tem como objetivo identificar os conhecimentos matemáticos explorados em atividades propostas em uma turma do primeiro ano do EF I. As atividades matemáticas foram coletadas em uma escola do oeste catarinense, dos meses de março a setembro de 2019, separadas e analisadas de acordo com os objetos de conhecimento da BNCC. A pesquisa foi fundamentada teoricamente com Curi (2006), Nacarato (2010) e Marim (2011) que apontam para a formação dos professores que ensinam matemática e algumas formas de minimizar defasagens. Para a análise das atividades de Probabilidade e Estatística recorreu-se a Lima (2005), Curcio (1989), Sztajn (2002) e Selva (2003) que apontam os tipos de conhecimento, os níveis de compreensão de gráficos, e as suas principais dificuldades na construção e na representação gráfica. Além disso, os documentos norteadores foram apresentados a fim de relacionar as atividades com o que os mesmos apontam. Os resultados apontam que foram evidenciados conceitos matemáticos e questões de interdisciplinariedade nas atividades. E, constatato níveis de compreensão de da representação gráfica, mostrando a importância do professor ter domínio sobre os tipos de conhecimento.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2024-08-13T20:33:51Z No. of bitstreams: 1 BOTH.pdf: 2827913 bytes, checksum: 553e8ab7660538bafb1ac85158f28073 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-09-24T11:46:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BOTH.pdf: 2827913 bytes, checksum: 553e8ab7660538bafb1ac85158f28073 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-24T11:46:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BOTH.pdf: 2827913 bytes, checksum: 553e8ab7660538bafb1ac85158f28073 (MD5) Previous issue date: 2021-01-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectProbabilidadept_BR
dc.subjectEstatísticapt_BR
dc.subjectAtividade escolarpt_BR
dc.subjectGráficospt_BR
dc.titleA matemática nos anos iniciais: uma análise de atividades de probabilidade e estatísticapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BOTH.pdf2,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.