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Type: Monografia
Título : A matemática nos anos iniciais: uma análise de atividades de probabilidade e estatística
Author: Both, Tainá
First advisor: Melo, Marisol Vieira
Resume: Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo identificar os conhecimentos matemáticos explorados em atividades propostas em uma turma do primeiro ano do EF I. As atividades matemáticas foram coletadas em uma escola do oeste catarinense, dos meses de março a setembro de 2019, separadas e analisadas de acordo com os objetos de conhecimento da BNCC. A pesquisa foi fundamentada teoricamente com Curi (2006), Nacarato (2010) e Marim (2011) que apontam para a formação dos professores que ensinam matemática e algumas formas de minimizar defasagens. Para a análise das atividades de Probabilidade e Estatística recorreu-se a Lima (2005), Curcio (1989), Sztajn (2002) e Selva (2003) que apontam os tipos de conhecimento, os níveis de compreensão de gráficos, e as suas principais dificuldades na construção e na representação gráfica. Além disso, os documentos norteadores foram apresentados a fim de relacionar as atividades com o que os mesmos apontam. Os resultados apontam que foram evidenciados conceitos matemáticos e questões de interdisciplinariedade nas atividades. E, constatato níveis de compreensão de da representação gráfica, mostrando a importância do professor ter domínio sobre os tipos de conhecimento.
Resumen : The objective of this research is to identify the mathematical knowledge explored in activities proposed in Elementary School classes. The mathematical activities were collected in a school in the western region of the state of Santa Catarina, from March to September 2019, separated and analyzed according to the objects of knowledge common national curriculum base (Base Nacional Comum Curricular - BNCC). The research was theoretically based on Curi (2006), Nacarato (2010) and Marim (2011) who point to the training of teachers who teach mathematics and some ways to minimize gaps. For the analysis of Probability and Statistics activities was based on Lima (2005), Curcio (1989), Sztajn (2002) and Selva (2003) who point out the types of knowledge, levels of understanding of graphics and their main difficulties in graphic construction and representation. In addiction, the guiding documents were presented in order to relate the activities with what they point out. The results indicate that mathematical concepts and interdisciplinarity issues were highlighted in the activities. And, the levels of understanding of the graphical representation were identified and seen, showing the importance of the teacher having mastery over the types of knowledge.
Palabras clave : Ensino fundamental
Probabilidade
Estatística
Atividade escolar
Gráficos
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7765
Fecha de publicación : 26-ene-2021
Aparece en las colecciones: Matemática

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