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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7786
Tipo: | Dissertação |
Título: | Das concepções às práticas de educação ambiental em escolas da AMAUC |
Autor(es): | Silva, Edina de Souza da |
Primeiro Orientador: | Ody, Leandro Carlos |
Primeiro membro da banca: | Cousin, Claudia da Silva |
Segundo membro da banca: | Pereira, Thiago Ingrassia |
Resumo: | Na medida em que se reflete sobre ações alternativas à sustentabilidade, uma das formas efetivas é a Educação Ambiental que, quando desenvolvida na escola, aumenta a socialização e a sensibilidade das ações voltadas ao ambiente por meio do desenvolvimento de atitudes, habilidades e conhecimentos que sejam relacionados à cidadania e à sustentabilidade. Assim, buscou-se fornecer um levantamento da realidade da Educação Ambiental em escolas da Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense – AMAUC. A pesquisa tem como objetivo geral analisar de que forma é trabalhada a Educação Ambiental em escolas dos municípios da AMAUC. A base teórica está fundamentada na vertente de Educação Ambiental crítica. Em relação à metodologia, foi utilizada a pesquisa do tipo levantamento de ações ambientais escolares. Os participantes da pesquisa foram 19 docentes (representando 19 escolas), sendo utilizado o método de abordagem quali-quantitativo e, para coleta de dados, foi utilizado um questionário semiestruturado com questões sobre ações ambientais na escola. No que se refere aos resultados, um fator precisa ser considerado, que é a precarização do trabalho docente, seja pelo excesso de burocracias e demandas; a falta de valorização do trabalho docente e a sobrecarga das atividades laborais. Assim, esses aspectos foram determinantes na falta de participação na pesquisa e, dessa forma, acabou por comprometer o resultado desta pesquisa. Neste sentido, os resultados obtidos indicam que somente 35,71% da região possuem escolas que realizam atividades ambientais continuamente, porém, como não foi possível obter os dados de todas as unidades escolares pertencentes à região, gerando discrepância entre o valor real e o obtido, esse resultado deve ser considerado como uma estimativa. Quanto à forma como as atividades ambientais são desenvolvidas nas escolas, elas ocorrem como projetos extraclasse, ações interdisciplinares, visitação ecológica e pesquisa escolar, sendo ações práticas que são aprofundadas de forma disciplinar (inter, multi ou transdiciplinar). Em relação à concepção internalizada pelos docentes percebeu-se uma ênfase na realização de prática ambiental crítica, porém, observou-se que os docentes ainda associam a Educação Ambiental somente aos aspectos ambientais e ecológicos de preservação e conservação, o que indica uma prática conservadora e pragmática. Dessa forma, sugere-se a necessidade de formação inicial e continuada para que seja possível rever e ressignificar conceitos do fazer pedagógico ambiental. |
Abstract/Resumen: | As we reflect on alternative actions for sustainability, one effective approach is Environmental Education, which, when developed in schools, enhances socialization and sensitivity toward actions aimed at the environment by fostering the development of attitudes, skills, and knowledge related to citizenship and sustainability. Thus, an effort was made to provide an overview of the reality of Environmental Education in schools within the Association of Municipalities of Alto Uruguai Catarinense (AMAUC). The theoretical basis is grounded in the critical perspective of Environmental Education. Regarding the methodology, a survey of school environmental actions was conducted. The research participants were 19 teachers (representing 19 schools), and a qualitative-quantitative approach was employed. For data collection, a semi-structured questionnaire with questions about environmental actions in the school was used. Regarding the results, one factor that needs to be considered is the precariousness of teaching work, whether due to excessive bureaucracies and demands, the lack of appreciation for teaching work, or the overload of work activities. These aspects were decisive in the lack of participation in the research and, thus, ultimately compromised the outcome of this study. In this regard, the results indicate that only 35.71% of the region's schools continuously carry out environmental activities. However, as it was not possible to obtain data from all the schools in the region, resulting in a discrepancy between the actual and obtained values, this result should be considered an estimate. As for how environmental activities are developed in schools, they occur as extracurricular projects, interdisciplinary actions, ecological visits, and school research, with practical activities that are explored in a disciplinary manner (inter-, multi-, or transdisciplinary). Regarding the conception internalized by the teachers, there was an emphasis on the implementation of critical environmental practices. However, it was observed that teachers still associate Environmental Education solely with environmental and ecological aspects of preservation and conservation, which indicates a conservative and pragmatic practice. Thus, there is a need for initial and ongoing training to enable the review and redefinition of concepts in environmental pedagogy. |
Palavras-chave: | Educação ambiental Educação Práticas ambientais Escolas AMAUC |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Nome do Programa de Pós Graduação : | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7786 |
Data do documento: | Jul-2024 |
Nível: | Mestrado |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação |
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