Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7787
Tipo: | Dissertação |
Título: | “Estávamos trabalhando sobre migrações, conversamos porque as pessoas migram. Então teve o depoimento dele, porque ele queria contar. Pensa, ali a aula viva!”: formação de professores e o acolhimento de crianças imigrantes na rede municipal de São Miguel do Oeste-SC |
Autor(es): | Santos, Feiruque de Jesus dos |
Primeiro Orientador: | Vicenzi, Renilda |
Resumo: | Esta pesquisa está inserida no projeto Guarda-Chuva Formação de Professores/as para Educação das Relações Étnico-Raciais e Educação Antirracista, vinculado a Linha 2: Formação de professores: conhecimentos e práticas educacionais, do PPGE/UFFS/Campus Chapecó. A chegada de crianças imigrantes às escolas é uma realidade vivida na contemporaneidade no município de São Miguel do Oeste – SC. Realidade que desafia à rede municipal de ensino a pensar propostas de acolhimento dessas crianças que vão além da matrícula, mas, que demandam ações voltadas à capacitação de professores e dos demais profissionais da educação. Essa dissertação analisa a formação de professores em diálogo com a Educação para as Relações Étnico- Raciais a partir das experiências de acolhimento de crianças em situação de imigração no contexto escolar. Busca responder de que forma ocorre a formação de professores a partir das experiências de acolhimento de crianças imigrantes em perspectiva étnico-racial na rede pública municipal de São Miguel do Oeste-SC? Metodologicamente nos apropriamos de uma literatura decolonial que serviu como referencial teórico, com ênfase nas relações raciais, a partir de autores e autoras como Nilma Gomes (2023), bell hooks (2017; 2019; 2020; 2021a; 2021b) Walter Mignolo (2014; 2021) e Catherine Walsh (2002; 2005a; 2005b; 2016) para as discussões e a análise dos dados. Para a coleta dos dados, realizamos pesquisa de campo em formato de observação participante, esta foi realizada numa escola da rede pública municipal, em duas turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental que dispunham da presença de crianças imigrantes matriculadas. Após a observação participante realizamos uma roda de conversa com as professoras da mesma escola sobre formação continuada e suas experiências de acolhimento às crianças imigrantes em suas salas de aula. Os resultados da pesquisa constataram a ausência de formação específica no campo da relações Étnico-Raciais sobre diversidades e o acolhimento a imigrantes no ambiente escolar. Ao mesmo tempo, a pesquisa identificou pequenos movimentos realizados pelas professoras diante de situações específicas ocorridas em sala de aula. Tais movimentos nos permitem olhar para o cotidiano escolar como espaço formativo, em que essas professoras mobilizam diferentes saberes, muitos desses oriundos do contato ainda que improvisado e provisório com estudantes imigrantes. |
Abstract/Resumen: | This research is part of the umbrella project Teacher Training for Education on Ethnic- Racial Relations and Anti-Racist Education, linked to Line 2: Teacher Training: nowledge and educational practices, of the PPGE/UFFS/Campus Chapecó. In recent years there has been an increase in the enrollment of immigrant children in the municipal schools of São Miguel do Oeste - SC. This reality challenges the municipal education network to come up with proposals for welcoming these children that go beyond enrollment, but which require actions aimed at training teachers and other education professionals. This dissertation analyzes teacher training in dialogue with Education for Ethnic-Racial Relations based on the experiences of welcoming immigrant children into the school context. It seeks to answer how teacher training takes place based on the experiences of welcoming immigrant children from an ethnic-racial perspective in the municipal public school system of São Miguel do Oeste-SC? Methodologically, we used decolonial literature with an emphasis on race relations, based on authors such as Nilma Gomes (2023), bell hooks (2017; 2019; 2020; 2021a; 2021b) Walter Mignolo (2014; 2021) and Catherine Walsh (2002; 2005a; 2005b; 2016), who provided the theoretical framework for the discussions and data analysis. To collect the data, we carried out field research in the form of participant observation. This was carried out in a municipal public school in São Miguel do Oeste-SC, in two Early Years classes with immigrant children enrolled. After the participant observation, we held a round table discussion with teachers from the same school about continuing education and their experiences of welcoming immigrant children into their classrooms. The results of the research revealed a lack of specific training in the field of Ethnic-Racial Relations and in welcoming immigrants into the school environment. At the same time, the research identified welcoming movements narrated by the teachers in the face of specific situations in the classroom. These movements allow us to look at everyday school life as a formative space, in which these teachers mobilize and produce different pedagogical knowledge and practices, often stemming from contact, albeit improvised and temporary, with immigrant students. |
Palavras-chave: | Formação de professores São Miguel do Oeste (SC) Relações étnicas e raciais Migração Ensino fundamental |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
Nome do Programa de Pós Graduação : | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7787 |
Data do documento: | 21-Ago-2024 |
Nível: | Mestrado |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS.pdf | 14,32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.