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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7794
Tipo: | Dissertação |
Título: | A avaliação da aprendizagem na educação básica: reflexões e proposições a partir da implementação da BNCC |
Autor(es): | Toigo, Sandra Mara Minusculi |
Primeiro Orientador: | Sartori, Jerônimo |
Primeiro membro da banca: | Nogaro, Arnaldo |
Segundo membro da banca: | Pierozan, Sandra Simone Höpner |
Resumo: | A democratização do ensino se apresenta, como preocupação e necessidade a ser atendida pelo sistema educacional brasileiro. No entanto, entraves manifestam-se no cotidiano escolar, inviabilizando e/ou minimizando condições e possibilidades para que este direito seja assegurado para todas as crianças e adolescentes. A universalização da educação, a permanência na escola e a qualidade do ensino contribuem para a melhoria da formação. Ante o exposto, apresenta-se esta dissertação, desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação Stricto sensu, de Mestrado Profissional em Educação da UFFS – Campus Erechim, na Linha de Pesquisa: Processos Pedagógicos, Políticas e Processos Educacionais, tendo como objetivo geral, compreender como as escolas estaduais urbanas do município de Concórdia - SC, ao reelaborarem seus projetos político-pedagógicos, apresentam a proposta de avaliação da aprendizagem. Nessa direção, o tema da pesquisa constitui-se em um olhar apurado acerca da avaliação da aprendizagem, que busca contribuir para a práxis pedagógica comprometida com a formação integral do sujeito, a partir da implementação da BNCC. Ademais, ao enunciar os pressupostos teóricos e metodológicos que orientam a prática avaliativa, levanta-se o problema de pesquisa: Como as escolas estaduais urbanas de Concórdia – SC, ao reelaborarem seus projetos político-pedagógicos, em razão da implementação da BNCC, apresentam sua proposta de avaliação da aprendizagem? A inferência no território da pesquisa indica que a reformulação dos PPPs examinados assenta-se com maior ênfase sobre os pressupostos metodológicos, dando um enfoque discreto aos princípios e conceitos da avaliação. Os construtos teóricos subsidiários do estudo estão embasados na obra: “Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições” (Luckesi, 2011), com apoio em: Gatti (2009), Hoffmann (1991, 1994, 2011), Sacristán (2000), Arroyo (2011) e Sartori (2013; 2017). A apreciação da temática no campo acadêmico, resulta no estado do conhecimento, na plataforma digital BDTD. A pesquisa é de caráter qualitativo, com enfoque descritivo- interpretativo, embasada na pesquisa bibliográfica, documental e de campo, sendo fonte de coleta, os PPPs dos anos de 2017 e 2022 das escolas estaduais pesquisadas da cidade de Concórdia – SC e a realização de entrevista semiestruturada com os diretores destas escolas. A análise e a interpretação dos dados têem aporte de Bardin (1977) e Minayo; Souza (1994). O tratamento dos dados evidenciou que os PPPs das escolas investigadas tiveram reelaborados os textos sobre a avaliação, após a implementação da BNCC, priorizando uma abordagem metodológica e procedimental, com anúncio dos aspectos diagnósticos e formativos da avaliação, conforme a Proposta Curricular de Santa Catarina (PCSC, 2014) e os dispositivos da legislação vigente. Sublinha-se que a BNCC, documento curricular normativo e orientador dos processos educacionais, não faz referência em seu texto à avaliação. Diante dessas constatações, na intenção de contribuir com as discussões acerca dos princípios e pressupostos teóricos que orientam a avaliação da aprendizagem, disponibiliza-se no apêndice desta dissertação, um caderno pedagógico, que reúne indicadores teóricos e metodológicos sobre avaliação, como um possível recurso didático, a ser considerado no desenvolvimento pleno do educando e na democratização do ensino |
Abstract/Resumen: | The democratization of education is presented as a concern and a necessity to be addressed by the Brazilian educational system. However, obstacles arise in the daily school routine, making it impossible and/or minimizing the conditions and possibilities for this right to be ensured for all children and adolescents. The universalization of education, school retention, and the quality of teaching contribute to the improvement of education. In light of this, this dissertation is presented, developed within the Stricto Sensu Graduate Program, Professional Master's in Education at UFFS – Erechim Campus, in the Research Line: Pedagogical Processes, Policies, and Educational Processes. The general objective is to understand how urban state schools in the municipality of Concórdia - SC, when reworking their political- pedagogical projects, present the proposal for the assessment of learning. In this direction, the research theme constitutes a detailed examination of the assessment of learning, aiming to contribute to pedagogical praxis committed to the integral development of the individual, based on the implementation of the BNCC. Furthermore, by articulating the theoretical and methodological assumptions that guide evaluative practices, the research problem is posed: How do urban state schools in Concórdia – SC, when reworking their political-pedagogical projects due to the implementation of the BNCC, present their proposal for the assessment of learning? The inference in the research territory indicates that the reformulation of the examined PPPs (Political-Pedagogical Projects) places greater emphasis on methodological assumptions, giving only a subtle focus to the principles and concepts of assessment. The theoretical constructs supporting the study are based on the work: 'Assessment of School Learning: Studies and Propositions' (Luckesi, 2011), with support from: Gatti (2009), Hoffmann (1991, 1994, 2011), Sacristán (2000), Arroyo (2011), and Sartori (2013; 2017). The examination of the theme in the academic field results in the state of knowledge on the BDTD digital platform. The research is qualitative in nature, with a descriptive-interpretive focus, based on bibliographic, documentary, and field research. The sources of data collection are the PPPs from the years 2017 and 2022 of the state schools in the city of Concórdia – SC, and a semi-structured interview conducted with the principals of these schools. The analysis and interpretation of the data are supported by Bardin (1977) and Minayo; Souza (1994). The data analysis revealed that the PPPs of the investigated schools had their assessment sections reworked after the implementation of the BNCC, prioritizing a methodological and procedural approach, with an emphasis on the diagnostic and formative aspects of assessment, as outlined in the Santa Catarina Curriculum Proposal (PCSC, 2014) and the provisions of current legislation. It is noteworthy that the BNCC, a normative curricular document guiding educational processes, does not mention assessment in its text. In light of these findings, with the intention of contributing to the discussions on the principles and theoretical assumptions that guide the assessment of learning, a pedagogical booklet is provided in the appendix of this dissertation. This booklet compiles theoretical and methodological indicators on assessment, serving as a potential educational resource to be considered in the full development of the student and the democratization of education |
Palavras-chave: | Avaliação da Aprendizagem Educação Básica Santa Catarina BNCC Práxis Pedagógica |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Nome do Programa de Pós Graduação : | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7794 |
Data do documento: | Jul-2024 |
Nível: | Mestrado |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação |
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