Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7808
Type: Monografia
Title: A mulher e a Ciência-Tecnologia: como se encontram em dissertações e teses? Como se encontram em livros didáticos de ciências e física?
Author: Hendges, Ana Paula Butzen
First advisor: Santos, Rosemar Ayres dos
metadata.dc.contributor.referee1: Hunsche, Sandra
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Eliane Gonçalves dos
Resume: As mulheres sofreram com a discriminação e o preconceito ao serem excluídas da ciência-tecnologia por razões de fatores históricos, culturais e sociais, os quais, em geral, não são abordados nos livros didáticos. Partindo-se das problemáticas: Quais as temáticas e os principais resultados das pesquisas sobre mulheres cientistas presentes nas dissertações e teses que se encontram no portal IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia)? De que forma a contribuição de mulheres para o desenvolvimento da ciência-tecnologia são apresentadas nas coleções de livros didáticos de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental e Física no Ensino Médio, adotados pelas escolas públicas do município de Cerro Largo, RS? Objetivou-se, verificar quais os focos das pesquisas sobre mulheres na ciência-tecnologia realizadas em dissertações e teses que se encontram na IBICT, analisar e problematizar os principais resultados encontrados pelos/pelas pesquisadores/pesquisadoras e compreender de que forma as contribuições femininas são abordadas nessas pesquisas, averiguar se há a presença de mulheres que contribuíram para o desenvolvimento científico-tecnológico nas coleções de livros didáticos de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental e Física no Ensino Médio, adotados pelas escolas públicas do município de Cerro Largo, identificar e caracterizar a frequência com que mulheres que contribuíram para a ciência-tecnologia são abordadas nas coleções e analisar e compreender de que forma suas contribuições/menções são apresentadas nos livros didáticos. Para tanto, fez-se um estudo mediante pesquisa bibliográfica, utilizando como corpus de análise as teses e dissertações sobre mulheres cientistas disponíveis na IBICT e os livros didáticos adotados pelas escolas, foco do estudo. O percurso metodológico seguiu de acordo com a Análise Textual Discursiva, nas pesquisas disponíveis no IBICT e com a Análise de Conteúdo, nos livros didáticos. Dessas análises, emergiram 4 categorias, as quais compõem os 2 metatextos, resultantes desta pesquisa: 1) A invisibilidade de modelos femininos; 2) A maternidade, a dupla jornada de trabalho e o “ser cientista”; 3) Biografias femininas de cientistas; 4) Livros didáticos: a invisibilidade das mulheres cientistas. Em síntese, averiguamos que, nas pesquisas analisadas, grande parte contemplam fatores históricos, culturais e sociais de determinada época e discussões acerca de gênero e ciência a partir de uma figura cientista, abordando as dificuldades advindas da discriminação sofrida pelas mulheres em seu contexto. No caso dos livros, essas discussões não se tornam tão presentes. Constata-se que a contribuição feminina nos livros de Física é pouco abordada, sem envolver discussões acerca do tema “gênero e ciência”. Já a coleção de ciências, permite tal discussão por meio de perguntas e pesquisas. Frente ao exposto, esperamos que as discussões levantadas contribuam para refletirmos sobre os incentivos que estão sendo oferecidos para as meninas seguirem no ramo científico-tecnológico, bem como, sobre o atual papel da mulher na sociedade, sua dupla jornada de trabalho e a maior responsabilidade sobre os filhos.
Abstract: Women suffered from discrimination and prejudice when excluded from sciencetechnology due to historical, cultural and social factors, which, in general, are not addressed in textbooks. Starting from the problems: What are the themes and the main results of research on women scientists present in the dissertations and theses found on the IBICT portal (Brazilian Institute of Information in Science and Technology)? How are the contributions of women to the development of science and technology presented in the collections of science textbooks from the final years of elementary and high school in high school, adopted by public schools in the municipality of Cerro Largo, RS? The objective was to verify which are the focuses of research on women in science-technology carried out in dissertations and theses found at IBICT, to analyze and problematize the main results found by the researchers and to understand how female contributions are approached in these researches, to verify if there is the presence of women who contributed to the scientific-technological development in the collections of science textbooks of the final years of elementary school and physics in high school, adopted by public schools in the municipality of Cerro Largo, to identify and characterize the frequency with which women who contributed to science-technology are approached in the collections and analyze and understand how their contributions / mentions are presented in textbooks. To this end, a study was carried out through bibliographic research, using as a corpus of analysis the theses and dissertations on female scientists available at IBICT and the textbooks adopted by schools, the focus of the study. The methodological path followed according to the Discursive Textual Analysis, in the research available at IBICT and with the Content Analysis, in the textbooks. From these analyzes, 4 categories emerged, which make up the 2 metatexts, resulting from this research: 1) The invisibility of female models; 2) Motherhood, double working hours and “being a scientist”; 3) Female biographies of scientists; 4) Textbooks: the invisibility of women scientists. In summary, we found that, in the researches analyzed, most of them contemplate historical, cultural and social factors of a given time and discussions about gender and science from a scientific figure, addressing the difficulties arising from the discrimination suffered by women in their context. In the case of books, these discussions are not so present. It appears that the feminine contribution in the books of Physics is little addressed, without involving discussions about the theme “gender and science”. The science collection, on the other hand, allows such discussion through questions and research. In view of the above, we hope that the discussions raised will contribute to reflect on the incentives that are being offered for girls to continue in the scientifictechnological field, as well as on the current role of women in society, their double workday and greater responsibility about children.
Keywords: Mulheres na ciência
Livro didático
Gêneros (Grupos sociais)
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Embargado
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7808
Issue Date: 2020
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HENDGES.pdf557.28 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.