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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Maraschin, Maria Lucia Marocco-
dc.creatorSilva, Maria Lúcia da-
dc.date2014-06-05-
dc.date.accessioned2017-07-20T19:48:32Z-
dc.date.available2017-07-19-
dc.date.available2017-07-20T19:48:32Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/780-
dc.description.resumoEste estudo constitui-se no trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia e tem como objetivo refletir a analisar esforços pessoais/profissionais, caracterizados como 'experiências exitosas' vividas e materializadas na alfabetização dos anos iniciais do ensino fundamental, por professores alfabetizadores atuantes neste nível de ensino. São objetivos deste estudo: refletir sobre práticas alfabetizadoras - caracterizadas como exitosas por meio de narrativas de professores atuantes nas diferentes redes de ensino, em classes de alfabetização; buscar nas narrativas em análise, ancoragens formativas para o exercício na alfabetização, demandado na contemporaneidade. Metodologicamente, trata-se de um exercício de análise de narrativas, exercício realizado com questões semi-estruturadas, nas disciplinas de Alfabetização Teoria e Prática I e II, no curso de Pedagogia, no ano de 2012, por acadêmicas da 4ª e 5ª fase. A seleção, organização e interpretação dos resultados ancora-se na perspectiva da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1979): definida como: pré-análise, análise categorial, análise inferencial. A opção por este estudo se justifica por tratar-se de um processo de escuta, realizado junto a professores alfabetizadores da região de Chapecó (SC) e seu entorno, o qual explicita esforços, práticas pedagógicas, caracterizadas como exitosas, experiências que deram certo. Como resultado deste exercício de busca, destacamos a necessidade de uma formação teórica consistente, tanto na formação inicial quanto continuada, a vinculação universidade e escola para além das pequenas incursões de estágios curriculares, a atenção às necessidades dos professores e alunos tanto no processo de ensino quanto de aprendizagem, a valorização das práticas e experiências pessoais e profissionais, dentre outras possibilidades atentas, ao êxito na aprendizagem e no ensino. Como conclusão, reconhecemos que nas narrativas dos professores alfabetizadores situam-se inúmeros desafios e possibilidades, dentre as quais destacamos que o êxito nas práticas alfabetizadoras demanda: escuta atenta e cuidado às crianças, demanda observação e planejamento ante a diversidade de jeitos de aprender e de ensinar, demanda compromisso e gostar do que faz, atualização permanente, dentre outros desafios marcados pelas necessidades do ensinar e do aprender como exercício formativo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-07-19T17:32:21Z No. of bitstreams: 1 SILVA.pdf: 3545417 bytes, checksum: e06570f24e49beca2619c7651da87236 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-07-20T19:48:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SILVA.pdf: 3545417 bytes, checksum: e06570f24e49beca2619c7651da87236 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-20T19:48:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SILVA.pdf: 3545417 bytes, checksum: e06570f24e49beca2619c7651da87236 (MD5) Previous issue date: 2014en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecó-
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleExperiências 'exitosas' na alfabetização: narrativas de alfabetizadorespt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
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