Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/780
Tipo: | Artigo Cientifico |
Título: | Experiências 'exitosas' na alfabetização: narrativas de alfabetizadores |
Autor(es): | Silva, Maria Lúcia da |
Primeiro Orientador: | Maraschin, Maria Lucia Marocco |
Resumo: | Este estudo constitui-se no trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia e tem como objetivo refletir a analisar esforços pessoais/profissionais, caracterizados como 'experiências exitosas' vividas e materializadas na alfabetização dos anos iniciais do ensino fundamental, por professores alfabetizadores atuantes neste nível de ensino. São objetivos deste estudo: refletir sobre práticas alfabetizadoras - caracterizadas como exitosas por meio de narrativas de professores atuantes nas diferentes redes de ensino, em classes de alfabetização; buscar nas narrativas em análise, ancoragens formativas para o exercício na alfabetização, demandado na contemporaneidade. Metodologicamente, trata-se de um exercício de análise de narrativas, exercício realizado com questões semi-estruturadas, nas disciplinas de Alfabetização Teoria e Prática I e II, no curso de Pedagogia, no ano de 2012, por acadêmicas da 4ª e 5ª fase. A seleção, organização e interpretação dos resultados ancora-se na perspectiva da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1979): definida como: pré-análise, análise categorial, análise inferencial. A opção por este estudo se justifica por tratar-se de um processo de escuta, realizado junto a professores alfabetizadores da região de Chapecó (SC) e seu entorno, o qual explicita esforços, práticas pedagógicas, caracterizadas como exitosas, experiências que deram certo. Como resultado deste exercício de busca, destacamos a necessidade de uma formação teórica consistente, tanto na formação inicial quanto continuada, a vinculação universidade e escola para além das pequenas incursões de estágios curriculares, a atenção às necessidades dos professores e alunos tanto no processo de ensino quanto de aprendizagem, a valorização das práticas e experiências pessoais e profissionais, dentre outras possibilidades atentas, ao êxito na aprendizagem e no ensino. Como conclusão, reconhecemos que nas narrativas dos professores alfabetizadores situam-se inúmeros desafios e possibilidades, dentre as quais destacamos que o êxito nas práticas alfabetizadoras demanda: escuta atenta e cuidado às crianças, demanda observação e planejamento ante a diversidade de jeitos de aprender e de ensinar, demanda compromisso e gostar do que faz, atualização permanente, dentre outros desafios marcados pelas necessidades do ensinar e do aprender como exercício formativo. |
Palavras-chave: | Alfabetização |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/780 |
Data do documento: | 2014 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA.pdf | 3,46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.