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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7810
Tipo: | Dissertação |
Título: | Minha vida, meus heróis: o Homem de Ferro como expressão ético-estética na relação com o discurso das habilidades e competências na Base Nacional Comum Curricular |
Autor(es): | Lacerda, Grace Kelly Lopes |
Primeiro Orientador: | Caracelli Scherma, Camila |
Primeiro coorientador: | Barleta, Ilma de Andrade |
Resumo: | O presente estudo insere-se na Linha de Pesquisa Políticas Educacionais, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), e objetiva compreender quais são as camadas de sentidos constituintes do discurso da heroificação, presentes nos filmes do Homem de Ferro, e como refletem e refratam na esfera educacional. Para construir as compreensões acerca desse objetivo geral são apresentados quatro objetivos específicos: i. Traçar um panorama analítico do mito do herói/super-herói e como ele foi se constituindo como um discurso ético-estético, por vezes hegemônico, ao longo da história da humanidade; ii. Examinar quais sentidos são conferidos às personificações ético-estéticas do mito do herói/super-herói em expressões discursivas no Universo Cinematográfico Marvel (UCM); iii. Discutir aspectos das bases ideológicas do discurso das habilidades e competências presentes na BNCC; iv. Cotejar o discurso do herói-super-herói com o discurso das habilidades e competências para auscultar possíveis reflexos e refrações na materialidade da BNCC e nos filmes Homem de Ferro (2008), Homem de Ferro 2 (2010), Homem de Ferro 3 (2013) e Os Vingadores (2012). O estudo pode ser caracterizado como analítico- interpretativo, tendo como fio condutor as contribuições de Bakhtin e do Círculo. Ao olhar para duas diferentes esferas de atividade humana – a esfera cinematográfica e a esfera das políticas educacionais – e, ao cotejá-las, pretendi compreender os movimentos discursivos que vão constituindo a heroificação nos ideários da vida de uma determinada sociedade, num determinado tempo e lugar. Como procedimento metodológico utilizo o cotejamento para alcançar uma compreensão mais alargada e interconectada na interface com a esfera da arte, a esfera da vida e a esfera da educação, três constituintes imbricadas nesta pesquisa que têm como porta de entrada o discurso da heroificação presente no cinema. Coloco-me na escuta de outras vozes e pronuncio a própria voz num movimento dialógico inacabado. Na esfera educacional (BNCC), a ideologia das competências tem sido utilizada para conferir prestígio e distinções, tornando invisíveis as contradições de classes sociais. Olhar de modo atento para essas materialidades e para como o discurso da heroificação se constitui foi um dos desafios do presente estudo. Com apoio em Bakhtin (2010; 2011), Barthes (2018; 2022), Brait (2021), Volóchinov (2018), Ponzio (2021), Miotello (2018), Caracelli Scherma (2017), Maues (2021), Saviani (2008), Stan (2003) e Turati (2016) realizei a caminhada investigativa a partir da qual vejo que as habilidades e competências que sustentam e orientam o discurso da heroificação na esfera da arte também ocorrem na esfera educacional. O estudo mostra que a BNCC materializa uma modulação do direito à educação convertido em direito às aprendizagens essenciais que serão acessadas por meio da aquisição de competências e habilidades. Essas, como a literatura mostra, expressam um pacote limitado, restrito e elementar de destrezas (habilidades e competências) úteis-inúteis – um kit de sobrevivência – para as necessidades cotidianas e mais prementes das pessoas. Nesse sentido, a educação deixa de cumprir a sua função de assegurar o acesso ao conhecimento que pode produzir a inclusão social e se converte em instrumento de seleção, entre competentes e incompetentes, acentuando ainda mais a exclusão social. |
Abstract/Resumen: | This study is part of the Educational Policies Research Line of the Postgraduate Program in Education at the Federal University of the Southern Frontier (UFFS) and aims to understand the layers of meaning that constitute the discourse of heroification, present in the Iron Man films, and how they reflect and refract within the educational sphere. To build an understanding of this general objective, four specific objectives are presented: i. To outline an analytical panorama of the hero/superhero myth and how it has been constituted as an ethical- aesthetic discourse, sometimes hegemonic, throughout human history; ii. To examine the meanings attributed to the ethical-aesthetic personifications of the hero/superhero myth in discursive expressions within the Marvel Cinematic Universe (MCU); iii. To discuss aspects of the ideological basis of the discourse of skills and competencies present in the BNCC; iv. To compare the discourse of the hero-superhero with the discourse of skills and competencies to investigate possible reflections and refractions in the materiality of the BNCC and in the films Iron Man (2008), Iron Man 2 (2010), Iron Man 3 (2013), and The Avengers (2012). The study can be characterized as analytical-interpretive, guided by the contributions of Bakhtin and the Circle. By examining two different spheres of human activity – the cinematographic sphere and the sphere of educational policies – and comparing them, I aimed to understand the discursive movements that shape the heroification in the ideologies of life in a particular society, at a specific time and place. As a methodological procedure, I employ comparison to achieve a broader and more interconnected understanding at the interface between the sphere of art, the sphere of life, and the sphere of education, which are intertwined in this research, with the discourse of heroification in cinema as the entry point. I listen to other voices and express my own in an unfinished dialogical movement. In the educational sphere (BNCC), the ideology of competencies has been used to confer prestige and distinctions, rendering social class contradictions invisible. One of the challenges of this study was to closely examine these materialities and how the discourse of heroification is constituted. Supported by Bakhtin (2010; 2011), Barthes (2018; 2022), Brait (2021), Volóchinov (2018), Ponzio (2021), Miotello (2018), Caracelli Scherma (2017), Maues (2021), Saviani (2008), Stan (2003), and Turati (2016), I conducted the investigative journey, from which I conclude that the skills and competencies that underpin and guide the discourse of heroification in the sphere of art also occur in the educational sphere. The study shows that the BNCC materializes a modulation of the right to education, converted into a right to essential learning, to be accessed through the acquisition of skills and competencies. These, as the literature demonstrates, represent a limited, restricted, and elementary package of useful-useless skills – a survival kit – for people’s most pressing everyday needs. In this sense, education ceases to fulfill its function of ensuring access to knowledge that can promote social inclusion and becomes an instrument of selection between the competent and the incompetent, further intensifying social exclusion. |
Palavras-chave: | Heróis Políticas públicas Cinema Currículos e programas Educação Desigualdades sociais |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
Nome do Programa de Pós Graduação : | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7810 |
Data do documento: | 2024 |
Nível: | Mestrado |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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