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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7811
Tipo: | Artigo Cientifico |
Título: | A gestão e a organização na unidade de educação infantil: uma análise documental Ipê Amarelo/UFSM |
Autor(es): | Corrêa, Pamela Marmentini |
Primeiro Orientador: | Irgang, Silvania Regina Pellenz |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo analisar e apresentar a proposta da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo (UEIIA) a respeito de sua gestão e organização. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental a fim de discutir aspectos relevantes de uma Unidade de Educação Infantil vinculada a uma Instituição de Ensino Superior que tem lutado e resistindo ao ponto de continuar existindo e contribuindo com uma educação pública e de qualidade. Pelo viés dos princípios da gestão democrática foi possível analisar o Projeto Político Pedagógico (2019) e o Regimento Escolar (2016) da UEIIA destacando a potência da organização e da gestão escolar em uma proposta que considerando amplamente o ensino, a pesquisa e a extensão, com compromisso de uma educação de qualidade, e privilegiado para tal ao estar vinculada a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A pesquisa baseou-se em referências que tratam sobre o assunto como: Libâneo (2003 e 2008), Vasconcellos (2002 e 2019), Veiga (1995 e 2004), Cancian, Goelzer, Beling (2019), Corrêa (2021), Haddad (1990), além das legislações que envolvem a Educação Infantil e a gestão democrática. Com base nessa análise, o artigo aponta para o comprometimento da Unidade com a gestão democrática e com a garantia dos direitos das crianças na Educação Infantil. Os resultados encontrados nos auxiliam a olhar para as escolas de Educação Infantil vinculadas às Instituições de Ensino Superior (IES) como luta e resistência por um projeto de educação que garanta o direito à aprendizagem das crianças ao entorno, junto ao Ensino Superior tendo como aliadas de aprendizagens mútuas e potentes, entrelaçadas à formação de professores, e de uma educação democrática. |
Palavras-chave: | Educação Infantil Ipê Amarelo Gestão Escolar Projeto Político Pedagógico |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Tipo de Acesso: | Acesso Embargado |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7811 |
Data do documento: | Abr-2024 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar |
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