Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7811
Tipo: Artigo Cientifico
Título: A gestão e a organização na unidade de educação infantil: uma análise documental Ipê Amarelo/UFSM
Autor(es): Corrêa, Pamela Marmentini
Primeiro Orientador: Irgang, Silvania Regina Pellenz
Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar e apresentar a proposta da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo (UEIIA) a respeito de sua gestão e organização. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental a fim de discutir aspectos relevantes de uma Unidade de Educação Infantil vinculada a uma Instituição de Ensino Superior que tem lutado e resistindo ao ponto de continuar existindo e contribuindo com uma educação pública e de qualidade. Pelo viés dos princípios da gestão democrática foi possível analisar o Projeto Político Pedagógico (2019) e o Regimento Escolar (2016) da UEIIA destacando a potência da organização e da gestão escolar em uma proposta que considerando amplamente o ensino, a pesquisa e a extensão, com compromisso de uma educação de qualidade, e privilegiado para tal ao estar vinculada a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A pesquisa baseou-se em referências que tratam sobre o assunto como: Libâneo (2003 e 2008), Vasconcellos (2002 e 2019), Veiga (1995 e 2004), Cancian, Goelzer, Beling (2019), Corrêa (2021), Haddad (1990), além das legislações que envolvem a Educação Infantil e a gestão democrática. Com base nessa análise, o artigo aponta para o comprometimento da Unidade com a gestão democrática e com a garantia dos direitos das crianças na Educação Infantil. Os resultados encontrados nos auxiliam a olhar para as escolas de Educação Infantil vinculadas às Instituições de Ensino Superior (IES) como luta e resistência por um projeto de educação que garanta o direito à aprendizagem das crianças ao entorno, junto ao Ensino Superior tendo como aliadas de aprendizagens mútuas e potentes, entrelaçadas à formação de professores, e de uma educação democrática.
Palavras-chave: Educação Infantil
Ipê Amarelo
Gestão Escolar
Projeto Político Pedagógico
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7811
Data do documento: Abr-2024
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CORRÊA.pdf427,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.