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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Irgang, Silvania Regina Pellenz-
dc.creatorBraga, Priscila Kókoy-
dc.date2024-04-
dc.date.accessioned2024-10-07T17:32:15Z-
dc.date.available2025-05-01-
dc.date.available2024-10-07T17:32:15Z-
dc.date.issued2024-04-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7813-
dc.description.resumoEste estudo busca relacionar os desafios da gestão em escolas indígenas com as políticas de educação escolar indigena. É importante dimuniur essa lacuna entre o que prevê a legislação (LDB, CF/88 e a Política Nacional de Educação Escolar Indígena/2009) e a realidade das escolas indígenas. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e documental, levando em consideração a Política de Educação Escolar Indígena vigente e o Projeto Político Pedagógico de uma escola indígena. A Educação Indígena é de grande importância para a valorização das culturas e identidades dos povos originários. Por meio de uma análise interpretativa foi possível perceber os desafios entre a legislação e o vivido pela gestão escolar, possibilitando uma reflexão sobre a efetividade das políticas públicas destinadas à Educação Indígena. O estudo buscou contribuir com um olhar mais próximo à realidade de uma escola indígena de Ensino Fundamental que se quer mais inclusiva, respeitosa e contextualizada, promovendo o desenvolvimento integral dos estudantes indígenas, garantindo seus direitos à uma educação que valorize as tradições ancestrais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2024-07-17T17:03:35Z No. of bitstreams: 1 BRAGA.pdf: 301154 bytes, checksum: 4558f17b01707c3b751ec0934397f398 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-10-07T17:32:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BRAGA.pdf: 301154 bytes, checksum: 4558f17b01707c3b751ec0934397f398 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-07T17:32:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BRAGA.pdf: 301154 bytes, checksum: 4558f17b01707c3b751ec0934397f398 (MD5) Previous issue date: 2024-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectEducação Indígenapt_BR
dc.subjectGestão Escolarpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleDesafios da gestão na educação escolar indígena. Ēg iskora, ēg kanhrãn ge, to jykrén ge han ge. Jo jēg ki ti jagy fãpt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar

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