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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7813
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Irgang, Silvania Regina Pellenz | - |
dc.creator | Braga, Priscila Kókoy | - |
dc.date | 2024-04 | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-07T17:32:15Z | - |
dc.date.available | 2025-05-01 | - |
dc.date.available | 2024-10-07T17:32:15Z | - |
dc.date.issued | 2024-04 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7813 | - |
dc.description.resumo | Este estudo busca relacionar os desafios da gestão em escolas indígenas com as políticas de educação escolar indigena. É importante dimuniur essa lacuna entre o que prevê a legislação (LDB, CF/88 e a Política Nacional de Educação Escolar Indígena/2009) e a realidade das escolas indígenas. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e documental, levando em consideração a Política de Educação Escolar Indígena vigente e o Projeto Político Pedagógico de uma escola indígena. A Educação Indígena é de grande importância para a valorização das culturas e identidades dos povos originários. Por meio de uma análise interpretativa foi possível perceber os desafios entre a legislação e o vivido pela gestão escolar, possibilitando uma reflexão sobre a efetividade das políticas públicas destinadas à Educação Indígena. O estudo buscou contribuir com um olhar mais próximo à realidade de uma escola indígena de Ensino Fundamental que se quer mais inclusiva, respeitosa e contextualizada, promovendo o desenvolvimento integral dos estudantes indígenas, garantindo seus direitos à uma educação que valorize as tradições ancestrais. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2024-07-17T17:03:35Z No. of bitstreams: 1 BRAGA.pdf: 301154 bytes, checksum: 4558f17b01707c3b751ec0934397f398 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-10-07T17:32:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BRAGA.pdf: 301154 bytes, checksum: 4558f17b01707c3b751ec0934397f398 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-10-07T17:32:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BRAGA.pdf: 301154 bytes, checksum: 4558f17b01707c3b751ec0934397f398 (MD5) Previous issue date: 2024-04 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Embargado | pt_BR |
dc.subject | Educação Indígena | pt_BR |
dc.subject | Gestão Escolar | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.title | Desafios da gestão na educação escolar indígena. Ēg iskora, ēg kanhrãn ge, to jykrén ge han ge. Jo jēg ki ti jagy fã | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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