Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7813
Type: Artigo Cientifico
Título : Desafios da gestão na educação escolar indígena. Ēg iskora, ēg kanhrãn ge, to jykrén ge han ge. Jo jēg ki ti jagy fã
Author: Braga, Priscila Kókoy
First advisor: Irgang, Silvania Regina Pellenz
Resume: Este estudo busca relacionar os desafios da gestão em escolas indígenas com as políticas de educação escolar indigena. É importante dimuniur essa lacuna entre o que prevê a legislação (LDB, CF/88 e a Política Nacional de Educação Escolar Indígena/2009) e a realidade das escolas indígenas. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e documental, levando em consideração a Política de Educação Escolar Indígena vigente e o Projeto Político Pedagógico de uma escola indígena. A Educação Indígena é de grande importância para a valorização das culturas e identidades dos povos originários. Por meio de uma análise interpretativa foi possível perceber os desafios entre a legislação e o vivido pela gestão escolar, possibilitando uma reflexão sobre a efetividade das políticas públicas destinadas à Educação Indígena. O estudo buscou contribuir com um olhar mais próximo à realidade de uma escola indígena de Ensino Fundamental que se quer mais inclusiva, respeitosa e contextualizada, promovendo o desenvolvimento integral dos estudantes indígenas, garantindo seus direitos à uma educação que valorize as tradições ancestrais.
Palabras clave : Educação Indígena
Gestão Escolar
Inclusão
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Embargado
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7813
Fecha de publicación : abr-2024
Aparece en las colecciones: Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BRAGA.pdf294,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.