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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Sartori, Jerônimo-
dc.creatorSouza, Shackner Perígolo-
dc.date2024-04-
dc.date.accessioned2024-10-07T17:34:41Z-
dc.date.available2025-04-29-
dc.date.available2024-10-07T17:34:41Z-
dc.date.issued2024-04-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7815-
dc.description.resumoO presente artigo tem como tema central de pesquisa a gestão democrática no âmbito da educação e, como objetivo, compreender como os princípios de democracia, de autonomia e de participação se relacionam no campo da gestão educacional e escolar democrática da escola pública. Acrescentamos que a escolha do tema deve-se ao fato de perceber a importância da gestão democrática nas instituições educacionais na perspectiva de que ocorra uma educação emancipadora e de qualidade. A gestão democrática deve ter como princípios fundantes a democracia, a participação e a autonomia. Para alcançar o objetivo, realizamos uma investigação de natureza qualitativa, por meio dos procedimentos da pesquisa bibliográfica embasada em estudos pertinentes à problemática em pauta. Entre os principais autores consultados a fim de fundamentar teoricamente o estudo encontram-se Bordenave (1994); Bobbio (1998); Chomsky (2002); Cocco & Sudbrack (2014); Cury (2007); Dourado, Oliveira & Santos (2007); Ferreira (2000); Kant (1985); Pierozan & Werle (2018); Prado (2000); Silva (1998) entre outros. Os resultados obtidos apontam que os princípios da gestão democrática aqui levantados, democracia, participação e autonomia, representam o núcleo para qualquer discussão da gestão democrática no campo da educação, seja nos sistemas de ensino ou nas escolas, para que haja uma educação de qualidade. Ademais, o avanço do neoliberalismo vem dificultando a participação efetiva das pessoas nos processos democráticos. Assim, cabe-nos ressaltar que o sentido maior de uma gestão educacional e escolar democrática consiste exatamente em servir de antítese para enfrentar a força da tradição da administração empresarial, que visa à mercantilização da educação com o apoio da classe dominante.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2024-07-17T17:16:12Z No. of bitstreams: 1 SOUZA.pdf: 209379 bytes, checksum: 1c3230544f4bf9ab47b1fb04f78957c0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-10-07T17:34:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SOUZA.pdf: 209379 bytes, checksum: 1c3230544f4bf9ab47b1fb04f78957c0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-07T17:34:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SOUZA.pdf: 209379 bytes, checksum: 1c3230544f4bf9ab47b1fb04f78957c0 (MD5) Previous issue date: 2024-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectGestão educacional e escolarpt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectDemocraciapt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.titleGestão educacional e escolar: princípios da autonomia, democracia e participaçãopt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar

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