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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7815
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Sartori, Jerônimo | - |
dc.creator | Souza, Shackner Perígolo | - |
dc.date | 2024-04 | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-07T17:34:41Z | - |
dc.date.available | 2025-04-29 | - |
dc.date.available | 2024-10-07T17:34:41Z | - |
dc.date.issued | 2024-04 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7815 | - |
dc.description.resumo | O presente artigo tem como tema central de pesquisa a gestão democrática no âmbito da educação e, como objetivo, compreender como os princípios de democracia, de autonomia e de participação se relacionam no campo da gestão educacional e escolar democrática da escola pública. Acrescentamos que a escolha do tema deve-se ao fato de perceber a importância da gestão democrática nas instituições educacionais na perspectiva de que ocorra uma educação emancipadora e de qualidade. A gestão democrática deve ter como princípios fundantes a democracia, a participação e a autonomia. Para alcançar o objetivo, realizamos uma investigação de natureza qualitativa, por meio dos procedimentos da pesquisa bibliográfica embasada em estudos pertinentes à problemática em pauta. Entre os principais autores consultados a fim de fundamentar teoricamente o estudo encontram-se Bordenave (1994); Bobbio (1998); Chomsky (2002); Cocco & Sudbrack (2014); Cury (2007); Dourado, Oliveira & Santos (2007); Ferreira (2000); Kant (1985); Pierozan & Werle (2018); Prado (2000); Silva (1998) entre outros. Os resultados obtidos apontam que os princípios da gestão democrática aqui levantados, democracia, participação e autonomia, representam o núcleo para qualquer discussão da gestão democrática no campo da educação, seja nos sistemas de ensino ou nas escolas, para que haja uma educação de qualidade. Ademais, o avanço do neoliberalismo vem dificultando a participação efetiva das pessoas nos processos democráticos. Assim, cabe-nos ressaltar que o sentido maior de uma gestão educacional e escolar democrática consiste exatamente em servir de antítese para enfrentar a força da tradição da administração empresarial, que visa à mercantilização da educação com o apoio da classe dominante. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2024-07-17T17:16:12Z No. of bitstreams: 1 SOUZA.pdf: 209379 bytes, checksum: 1c3230544f4bf9ab47b1fb04f78957c0 (MD5) | en |
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dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Embargado | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Gestão educacional e escolar | pt_BR |
dc.subject | Autonomia | pt_BR |
dc.subject | Democracia | pt_BR |
dc.subject | Participação | pt_BR |
dc.title | Gestão educacional e escolar: princípios da autonomia, democracia e participação | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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