Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7815
Type: | Artigo Cientifico |
Título : | Gestão educacional e escolar: princípios da autonomia, democracia e participação |
Author: | Souza, Shackner Perígolo |
First advisor: | Sartori, Jerônimo |
Resume: | O presente artigo tem como tema central de pesquisa a gestão democrática no âmbito da educação e, como objetivo, compreender como os princípios de democracia, de autonomia e de participação se relacionam no campo da gestão educacional e escolar democrática da escola pública. Acrescentamos que a escolha do tema deve-se ao fato de perceber a importância da gestão democrática nas instituições educacionais na perspectiva de que ocorra uma educação emancipadora e de qualidade. A gestão democrática deve ter como princípios fundantes a democracia, a participação e a autonomia. Para alcançar o objetivo, realizamos uma investigação de natureza qualitativa, por meio dos procedimentos da pesquisa bibliográfica embasada em estudos pertinentes à problemática em pauta. Entre os principais autores consultados a fim de fundamentar teoricamente o estudo encontram-se Bordenave (1994); Bobbio (1998); Chomsky (2002); Cocco & Sudbrack (2014); Cury (2007); Dourado, Oliveira & Santos (2007); Ferreira (2000); Kant (1985); Pierozan & Werle (2018); Prado (2000); Silva (1998) entre outros. Os resultados obtidos apontam que os princípios da gestão democrática aqui levantados, democracia, participação e autonomia, representam o núcleo para qualquer discussão da gestão democrática no campo da educação, seja nos sistemas de ensino ou nas escolas, para que haja uma educação de qualidade. Ademais, o avanço do neoliberalismo vem dificultando a participação efetiva das pessoas nos processos democráticos. Assim, cabe-nos ressaltar que o sentido maior de uma gestão educacional e escolar democrática consiste exatamente em servir de antítese para enfrentar a força da tradição da administração empresarial, que visa à mercantilização da educação com o apoio da classe dominante. |
Palabras clave : | Gestão democrática Gestão educacional e escolar Autonomia Democracia Participação |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Erechim |
Type of Access: | Acesso Embargado |
URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7815 |
Fecha de publicación : | abr-2024 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SOUZA.pdf | 204,47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.