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Tipo: Artigo Cientifico
Título: Gestão educacional e escolar: princípios da autonomia, democracia e participação
Autor(es): Souza, Shackner Perígolo
Primeiro Orientador: Sartori, Jerônimo
Resumo: O presente artigo tem como tema central de pesquisa a gestão democrática no âmbito da educação e, como objetivo, compreender como os princípios de democracia, de autonomia e de participação se relacionam no campo da gestão educacional e escolar democrática da escola pública. Acrescentamos que a escolha do tema deve-se ao fato de perceber a importância da gestão democrática nas instituições educacionais na perspectiva de que ocorra uma educação emancipadora e de qualidade. A gestão democrática deve ter como princípios fundantes a democracia, a participação e a autonomia. Para alcançar o objetivo, realizamos uma investigação de natureza qualitativa, por meio dos procedimentos da pesquisa bibliográfica embasada em estudos pertinentes à problemática em pauta. Entre os principais autores consultados a fim de fundamentar teoricamente o estudo encontram-se Bordenave (1994); Bobbio (1998); Chomsky (2002); Cocco & Sudbrack (2014); Cury (2007); Dourado, Oliveira & Santos (2007); Ferreira (2000); Kant (1985); Pierozan & Werle (2018); Prado (2000); Silva (1998) entre outros. Os resultados obtidos apontam que os princípios da gestão democrática aqui levantados, democracia, participação e autonomia, representam o núcleo para qualquer discussão da gestão democrática no campo da educação, seja nos sistemas de ensino ou nas escolas, para que haja uma educação de qualidade. Ademais, o avanço do neoliberalismo vem dificultando a participação efetiva das pessoas nos processos democráticos. Assim, cabe-nos ressaltar que o sentido maior de uma gestão educacional e escolar democrática consiste exatamente em servir de antítese para enfrentar a força da tradição da administração empresarial, que visa à mercantilização da educação com o apoio da classe dominante.
Palavras-chave: Gestão democrática
Gestão educacional e escolar
Autonomia
Democracia
Participação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7815
Data do documento: Abr-2024
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar

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