Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7816
Type: Monografia
Title: PET, PIBID e PRP: contribuições para a formação inicial de professores de Física
Author: Santos, Bruna da Cruz dos
First advisor: Santos, Rosemar Ayres dos
metadata.dc.contributor.referee1: Güllich, Roque Ismael da Costa
metadata.dc.contributor.referee2: Leite, Fabiane de Andrade
Resume: A educação sempre foi de grande importância na formação dos seres humanos, como seres pensantes que atuam crítica e reflexivamente na sociedade em que vivemos. Com isso a educação não fica restrita apenas à escola, pois ela visa o desenvolvimento humano com todas as suas habilidades, potencialidades e competências através de uma prática social. Desse modo, a formação inicial de professores vem se aprimorando na busca por formar profissionais melhores qualificados para a tarefa de ensinar. Nessa perspectiva, a busca por fazer uma pesquisa sobre a formação inicial de professores surgiu após nossa participação nos programas de ensino como o PIBID e PRP, momento este em que percebemos a importância da participação nesses projetos para uma melhor formação pedagógica para o ofício de ser professora. Com isso, investigamos: de que modo os programas de ensino PET, PIBID e PRP contribuem para a formação inicial de professores de Física formados pela UFFS, Campus Cerro Largo? Objetivamos compreender e analisar, a partir das 9 edições de trabalhos publicados no Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE), a contribuição dos programas PET, PIBID e PRP para a formação inicial de professores de Física formados pela UFFS, Campus Cerro Largo. Como metodologia de análise utilizamos a análise de conteúdo, sendo o corpus de análise composto por trabalhos publicados nos Anais do SEPE. Como resultados, temos que os trabalhos publicados no decorrer dos anos nos Anais do SEPE, apresentam uma diversidade de temáticas sendo mais frequentes os de experimentação, ensino de física, ensino de ciências, formação de professores, iniciação à docência, práticas pedagógicas e educativas e formação inicial. Essa diversidade sinaliza um ensino diversificado, com diferentes formas de atuação, considerando o ensino, a pesquisa e a extensão. Assim, os programas contribuem significativamente para melhor qualificar os professores de Física em formação inicial, no campus Cerro Largo da UFFS.
Abstract: Education has always been of great importance in the formation of human beings, as thinking beings who act critically and reflexively in the society in which we live. Thus, education is not restricted to school alone, as it aims at human development with all its abilities, potential and competences through social practice. In this way, the initial training of teachers has been improving in the quest to train better qualified professionals for the task of teaching. From this perspective, the search for research on the initial training of teachers arose after our participation in teaching programs such as PIBID and PRP, when it became clear the importance of participating in these projects for a better pedagogical training for the profession of teacher be a teacher. With this, we investigated: how do the PET, PIBID and PRP teaching programs contribute to the initial training of Physics teachers trained at UFFS, Campus Cerro Largo? We aim to understand and analyze, based on works published in the Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE), the contribution of the PET, PIBID and PRP programs to the initial training of Physics teachers graduated at UFFS, Campus Cerro Largo. As a methodology of analysis, we used content analysis, with the corpus of analysis composed of works published in the Annals of SEPE. As a result, we have that the works published over the years in the Annals of SEPE, present a diversity of themes, with the most frequent being those of experimentation, physics teaching, science teaching, teacher training, teaching initiation, pedagogical and educational practices and Initial formation. This diversity signals a diversified teaching, with different forms of action, considering teaching, research and extension. Thus, the programs significantly contribute to better qualifying Physics teachers in initial training at the UFFS Cerro Largo campus.
Keywords: Ensino
Física
Formação de professores
Programas de Ensino Superior
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Embargado
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7816
Issue Date: 2022
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SANTOS.pdf703,28 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.