Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7818
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Gräff, Patrícia-
dc.creatorClein, Cátia-
dc.creatorScherer, Daniela-
dc.date2023-12-13-
dc.date.accessioned2024-10-07T17:40:48Z-
dc.date.available2025-
dc.date.available2024-10-07T17:40:48Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7818-
dc.description.resumoEste trabalho tem como principal objetivo compreender a influência da Educação Assistida por Animais sobre os processos formais empreendidos nas etapas iniciais da Educação Básica. Apresenta uma reflexão sobre a equiparação de oportunidades, especificamente no contexto da educação inclusiva e do modelo social de deficiência, destacando as barreiras impostas pela concepção médica de deficiência e como isso afeta o acesso igualitário à educação. A pesquisa bibliográfica possibilitou o levantamento do referencial teórico e deu sustentação à pesquisa de campo. A EAA possibilitou o desenvolvimento de atividades prazerosas e estimulantes para as crianças, aproveitando a relação afetiva que elas estabeleceram com o cão. As conclusões mostram que a interação entre as crianças e o cão foi uma oportunidade para promover autoconfiança, comunicação, aprendizagem e desenvolvimento de habilidades sociais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2024-10-04T00:53:55Z No. of bitstreams: 1 CLEIN.pdf: 3180099 bytes, checksum: 36e35b4b88c8e0776322ff8e0999faf0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-10-07T17:40:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CLEIN.pdf: 3180099 bytes, checksum: 36e35b4b88c8e0776322ff8e0999faf0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-07T17:40:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CLEIN.pdf: 3180099 bytes, checksum: 36e35b4b88c8e0776322ff8e0999faf0 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEducação para deficientespt_BR
dc.subjectCãespt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleEducação assistida por animais: possibilidades para uma prática inclusivapt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CLEIN.pdf3,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.