Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7818
Type: Artigo Cientifico
Title: Educação assistida por animais: possibilidades para uma prática inclusiva
Author: Clein, Cátia
Scherer, Daniela
First advisor: Gräff, Patrícia
Resume: Este trabalho tem como principal objetivo compreender a influência da Educação Assistida por Animais sobre os processos formais empreendidos nas etapas iniciais da Educação Básica. Apresenta uma reflexão sobre a equiparação de oportunidades, especificamente no contexto da educação inclusiva e do modelo social de deficiência, destacando as barreiras impostas pela concepção médica de deficiência e como isso afeta o acesso igualitário à educação. A pesquisa bibliográfica possibilitou o levantamento do referencial teórico e deu sustentação à pesquisa de campo. A EAA possibilitou o desenvolvimento de atividades prazerosas e estimulantes para as crianças, aproveitando a relação afetiva que elas estabeleceram com o cão. As conclusões mostram que a interação entre as crianças e o cão foi uma oportunidade para promover autoconfiança, comunicação, aprendizagem e desenvolvimento de habilidades sociais.
Keywords: Inclusão escolar
Educação inclusiva
Educação para deficientes
Cães
Educação infantil
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Embargado
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7818
Issue Date: 2023
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CLEIN.pdf3,11 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.