Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7821
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Escola do campo: os desafios apresentados a partir da experiência do Colégio Joany Guilherme de Lima e da Comunidade de Passo Liso
Autor(es): Gobbi, Evania
Primeiro Orientador: Hammel, Ana Cristina
Resumo: O presente trabalho tem por objeto de estudo o Colégio Estadual do Campo Joany Guilherme de Lima, considerando os aspectos sociais da comunidade e de seu entorno, procurando identificar como a realidade do estudante é incorporada nas práticas pedagógicas da escola, bem como, perceber o valor e o significado das raízes campesinas e o diálogo com os princípios da Educação do Campo nessa escola. O Colégio Estadual do Campo Joany Guilherme de Lima está localizado na comunidade de Passo Liso município de Laranjeiras do Sul/PR. A pesquisa busca a partir dos princípios da Educação do Campo estabelecer uma interconexão entre a realidade da comunidade e as práticas educativas realizadas no colégio. Para tanto, a metodologia utilizada é de natureza qualitativa e bibliográfica, com realização de entrevistas semiestruturadas com a comunidade, estudantes, antigos professores. O trabalho foi sistematizado em três momentos, sendo que o primeiro se apresenta o conceito de Educação do Campo, enquanto construção social e cultura das comunidades camponesas; o segundo a história da comunidade e o histórico do colégio, e o terceiro as práticas pedagógicas desenvolvidas na escola, diálogos e princípios, matrizes da Educação do Campo.
Abstract/Resumen: The present work has as its object of study the Colégio Estadual do Campo Joany Guilherme de Lima, considering the social aspects of the community and its surroundings, seeking to identify how the student's reality is incorporated into the school's pedagogical practices, as well as realizing the value and the meaning of peasant roots and the dialogue with the principles of Rural Education in this school. Colégio Estadual do Campo Joany Guilherme de Lima is located in the community of Passo Liso, municipality of Laranjeiras do Sul/PR. The research seeks, based on the principles of Rural Education, to establish an interconnection between the reality of the community and the educational practices carried out at the school. To this end, the methodology used is qualitative and bibliographic in nature, with semi- structured interviews carried out with the community, students and former teachers. The work was systematized in three moments: the first presenting the concept of Rural Education, as a social construction and culture of peasant communities; the second the history of the community and the history of the school, and the third the pedagogical practices developed at school, dialogues and principles, matrices of Rural Education.
Palavras-chave: Escola rural
Prática de ensino
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7821
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GOBBI.pdf1,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.