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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7822
Tipo: | Artigo Cientifico |
Título: | Políticas de formação continuada para os profissionais da educação: um estudo do proforma no município de Soledade/RS |
Autor(es): | Santos, Camila Knopf Flores dos |
Primeiro Orientador: | Cristofoli, Maria Silvia |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo apresentar o estudo acerca das políticas educacionais para a formação continuada dos profissionais da educação, em que utilizei o Programa Municipal de Formação Permanente dos Trabalhadores da Educação-PROFORMA, em específico, o eixo espaço-tempo de serviço que contempla a formação continuada das escolas do campo, no município de Soledade/RS. Essa escolha justificou-se pela necessidade de pensar nos processos formativos por outro viés, através do PROFORMA, com o intuito de mobilizar e aprofundar reflexões teóricos-metodológicas sobre as políticas educacionais, formação permanente e práxis dialógica. Para tanto, a pesquisa caracterizou-se como descritiva, bibliográfica, documental com abordagem qualitativa. Na realização deste estudo foram utilizados, entre outros, os aportes teóricos de Rosa, Lima e Aguiar (2021), Lima (2016), Draibe (2001), Sander (2007) e Benincá (2002). O estudo foi dividido em quatro sessões: a primeira sessão problematizou a concepção de políticas educacionais. Em seguida, a segunda sessão contextualizou o PROFORMA, como um recurso metodológico, que potencializa os processos educativos, em especial, ensino e aprendizagem com vivências coletivas e imersões nos territórios. E por fim, a terceira e a quarta sessões abordaram a Formação Permanente para os Profissionais Municipais da Educação em Espaço-Tempo de Serviço da Escola, utilizando, como exemplo, o plano de formação continuada das escolas do campo. Ao concluir esse texto procurei refletir em favor da importância de processos formativos que desenvolvam princípios investigativos, possibilitando a harmonia entre ciência e práticas pedagógicas realizadas no contexto escolar. |
Palavras-chave: | Políticas educacionais Formação continuada PROFORMA Espaço-tempo de serviço Escolas do campo |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Tipo de Acesso: | Acesso Embargado |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7822 |
Data do documento: | Abr-2024 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar |
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