Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7827
Tipo: Monografia
Título: A afetividade no desenvolvimento da criança: contribuições de Henri Wallon
Autor(es): Carniel, Taline Fátima
Primeiro Orientador: Pagliarin, Lidiane Limana Puiati
Primeiro membro da banca: Irgang, Silvania Regina Pellenz
Segundo membro da banca: Bukowski, Chaiane
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral compreender como a afetividade influencia na relação do desenvolvimento da criança no espaço escolar. O referencial teórico abordou a linha de pensamento de Henri Wallon, que defende a importância da dimensão afetiva como espaço central, compreendendo que o fortalecimento de vínculos entre a criança e o professor contribui efetivamente para o processo de ensino e de aprendizagem. No presente trabalho, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico em artigos científicos publicados em revistas eletrônicas, os quais se referem a temática Afetividade e crianças. Para busca dos artigos, utilizou- se a base de dados SciELO1, onde foram encontrados 15 artigos, que se encaixaram no tema. A partir da investigação, constatou-se que o afeto é relevante, pois auxilia no envolvimento do professor e da criança, oferecendo ambientes mais acolhedores e eficazes. Após a análise dos artigos, pode-se observar que são vários os elementos práticos e teóricos, que dão conta de valorizar e comprovar a importância e o papel da afetividade no desenvolvimento da educação e da aprendizagem, assim como a relevância da interação harmônica e de confiança entre professor e a criança.
Abstract/Resumen: This work has the general objective of understanding how affectivity influences the child's development relationship in the school space. The theoretical framework addressed Henri Wallon's line of thought, which defends the importance of the affective dimension as a central space, understanding that strengthening bonds between the child and the teacher effectively contributes to the teaching and learning process. In the present work, qualitative research was carried out, of a bibliographic nature, in scientific articles published in electronic magazines, which refer to the theme Affectivity and children. To search for articles, the SciELO database was used, where 15 articles were found, which fit the theme. From the investigation, it was found that affection is relevant, as it helps in the involvement of the teacher and the child, offering more welcoming and effective environments. After analyzing the articles, it can be observed that there are several practical and theoretical elements, which value and prove the importance and role of affectivity in the development of education and learning, as well as the relevance of harmonious interaction and trust between teacher and child
Palavras-chave: Afetividade
criança
docente
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7827
Data do documento: Jun-2024
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARNIEL.pdf619,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.