Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7829
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pagliarin, Lidiane Limana Puiati-
dc.contributor.referee1Irgang, Silvania Regina Pellenz-
dc.contributor.referee2Bukowski, Chaiane-
dc.creatorRigo, Giulia-
dc.date2024-06-17-
dc.date.accessioned2024-10-07T18:29:21Z-
dc.date.available2024-07-15-
dc.date.available2024-10-07T18:29:21Z-
dc.date.issued2024-06-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7829-
dc.description.abstractThe Apostille System is being promoted in several Brazilian public schools. In this sense, it is understood that it is standardized material, with content organized based on texts, explanations and exercises. Based on this, the present work sought to understand and analyze, through qualitative and bibliographical research, how the use of Handouts can interfere with the autonomy of the teacher's work in the Initial Years of Elementary School. Analyzing the scientific production on the topic, a search was carried out in the Bank of Theses and Dissertations (BDTD), using a time frame of the last ten years (2013 – 2023). To this end, the 24 bibliographies passed through an initial analysis and, subsequently, based on the most careful selection, totaled 5 bibliographies for the study. In summary, research indicates that the Apostille System removes teacher autonomy, dictating what the teacher must follow and do, through transmissive teaching. That said, it is suggested to compensate for the use of the booklet as the only pedagogical resource, as the teacher's autonomy is fundamental for the development of respectful practices, which value the experiences and knowledge of children, and also, value their own professional identity.pt_BR
dc.description.resumoO Sistema Apostilado está sendo adotado em diversas escolas públicas brasileiras. Nesse sentido, entende-se que ele é um material padronizado, com conteúdos organizados a partir de textos, explicações e exercícios. Partindo disso, o presente trabalho buscou compreender e analisar, por meio de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, como o uso de Apostilas pode interferir na autonomia do trabalho do professor nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Analisando a produção científica sobre a temática, foi realizada uma pesquisa no Banco de Teses e Dissertações (BDTD), utilizando recorte temporal dos últimos dez anos (2013 – 2023). Para tanto, as 24 bibliografias encontradas passaram por uma primeira análise e, posteriormente, a partir da seleção mais criteriosa, totalizaram 5 bibliografias para o estudo. Em síntese, as pesquisas indicam que o Sistema Apostilado retira a autonomia docente, ditando o que professor deve seguir e fazer, por meio de um ensino transmissivo. Posto isso, sugere-se repensar o uso da apostila como único recurso pedagógico, pois a autonomia do professor é fundamental para o desenvolvimento de práticas respeitosas, que valorizem as experiências e saberes das crianças, e também, valorizem sua própria identidade profissional.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2024-07-18T15:38:07Z No. of bitstreams: 1 RIGO.pdf: 626704 bytes, checksum: 9a7d51034ea4d9891de5cbe5c4e33d54 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-10-07T18:29:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 RIGO.pdf: 626704 bytes, checksum: 9a7d51034ea4d9891de5cbe5c4e33d54 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-07T18:29:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RIGO.pdf: 626704 bytes, checksum: 9a7d51034ea4d9891de5cbe5c4e33d54 (MD5) Previous issue date: 2024-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectSistema Apostiladopt_BR
dc.subjectProfessor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.titleO sistema apostilado nos anos iniciais do ensino fundamental: implicações para a autonomia do trabalho docentept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RIGO.pdf612,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.