Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7829
Type: Monografia
Title: O sistema apostilado nos anos iniciais do ensino fundamental: implicações para a autonomia do trabalho docente
Author: Rigo, Giulia
First advisor: Pagliarin, Lidiane Limana Puiati
metadata.dc.contributor.referee1: Irgang, Silvania Regina Pellenz
metadata.dc.contributor.referee2: Bukowski, Chaiane
Resume: O Sistema Apostilado está sendo adotado em diversas escolas públicas brasileiras. Nesse sentido, entende-se que ele é um material padronizado, com conteúdos organizados a partir de textos, explicações e exercícios. Partindo disso, o presente trabalho buscou compreender e analisar, por meio de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, como o uso de Apostilas pode interferir na autonomia do trabalho do professor nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Analisando a produção científica sobre a temática, foi realizada uma pesquisa no Banco de Teses e Dissertações (BDTD), utilizando recorte temporal dos últimos dez anos (2013 – 2023). Para tanto, as 24 bibliografias encontradas passaram por uma primeira análise e, posteriormente, a partir da seleção mais criteriosa, totalizaram 5 bibliografias para o estudo. Em síntese, as pesquisas indicam que o Sistema Apostilado retira a autonomia docente, ditando o que professor deve seguir e fazer, por meio de um ensino transmissivo. Posto isso, sugere-se repensar o uso da apostila como único recurso pedagógico, pois a autonomia do professor é fundamental para o desenvolvimento de práticas respeitosas, que valorizem as experiências e saberes das crianças, e também, valorizem sua própria identidade profissional.
Abstract: The Apostille System is being promoted in several Brazilian public schools. In this sense, it is understood that it is standardized material, with content organized based on texts, explanations and exercises. Based on this, the present work sought to understand and analyze, through qualitative and bibliographical research, how the use of Handouts can interfere with the autonomy of the teacher's work in the Initial Years of Elementary School. Analyzing the scientific production on the topic, a search was carried out in the Bank of Theses and Dissertations (BDTD), using a time frame of the last ten years (2013 – 2023). To this end, the 24 bibliographies passed through an initial analysis and, subsequently, based on the most careful selection, totaled 5 bibliographies for the study. In summary, research indicates that the Apostille System removes teacher autonomy, dictating what the teacher must follow and do, through transmissive teaching. That said, it is suggested to compensate for the use of the booklet as the only pedagogical resource, as the teacher's autonomy is fundamental for the development of respectful practices, which value the experiences and knowledge of children, and also, value their own professional identity.
Keywords: Autonomia
Sistema Apostilado
Professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7829
Issue Date: Jun-2024
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RIGO.pdf612,02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.