Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/782
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Rivero, Andréa Simões | - |
dc.creator | Dallacorte, Claíria | - |
dc.creator | Mello, Simone de | - |
dc.date | 2014-06-05 | - |
dc.date.accessioned | 2017-07-21T13:20:25Z | - |
dc.date.available | 2017-07-19 | - |
dc.date.available | 2017-07-21T13:20:25Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/782 | - |
dc.description.resumo | Neste trabalho são apresentadas algumas reflexões a respeito da temática “Arte na Educação Infantil”, originadas a partir de nosso reencontro com a experiência de estágio, realizado durante os meses de junho a agosto de 2013, em uma instituição de educação infantil pertencente ao município de Chapecó, estado de Santa Catarina, junto a um grupo do Maternal I, constituído de vinte e uma crianças, seis meninas e quinze meninos, na faixa etária de dois a três anos. O foco da investigação foi a relação entre brincadeira e arte no cotidiano da educação infantil, com o objetivo de refletir, ampliar o entendimento sobre o assunto e socializar as experiências de um recorte das propostas pedagógicas realizadas no estágio, momentos os quais consideramos pertinente resgatar e trazer para a discussão. Nesse cenário, buscamos as contribuições teóricas de alguns autores da Pedagogia, da Psicologia, da Sociologia e da Arte, o que permitiu visualizar encontros entre o brincar e a arte. Contudo, evidencia-se o importante papel do/a professor/a na educação infantil e a importância da organização dos tempos/espaços destinados ao brincar e a arte nas instituições, que, todavia exigem ser pensados/planejados pelo professor/a mediante a observação atenta das crianças, a fim de incluir nesse espaço suas especificidades e singularidades. Por fim, cabe destacar que, ao embarcar nesse reencontro com algumas situações pedagógicas propostas no estágio, ficou claro que, a atuação do professor/a deve estar pautada, entre outros aspectos, na possibilidade de criar, de ampliar repertórios lúdicos, imaginários, culturais e artísticos, além de, relacionar-se com elementos novos, de ampliar olhares, da estética, da percepção dos sujeitos que forma e com eles se transforma/forma. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-07-19T17:42:25Z No. of bitstreams: 1 DALLACORTE e MELLO.pdf: 588478 bytes, checksum: 035547c2f84c950f28ac33479083af4c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-07-21T13:20:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DALLACORTE e MELLO.pdf: 588478 bytes, checksum: 035547c2f84c950f28ac33479083af4c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-07-21T13:20:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DALLACORTE e MELLO.pdf: 588478 bytes, checksum: 035547c2f84c950f28ac33479083af4c (MD5) Previous issue date: 2014 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Chapecó | - |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Brincadeiras | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | Brincadeira e arte na educação infantil: o que uma tem a dizer à outra? | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DALLACORTE e MELLO.pdf | 574,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.