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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rivero, Andréa Simões-
dc.creatorDallacorte, Claíria-
dc.creatorMello, Simone de-
dc.date2014-06-05-
dc.date.accessioned2017-07-21T13:20:25Z-
dc.date.available2017-07-19-
dc.date.available2017-07-21T13:20:25Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/782-
dc.description.resumoNeste trabalho são apresentadas algumas reflexões a respeito da temática “Arte na Educação Infantil”, originadas a partir de nosso reencontro com a experiência de estágio, realizado durante os meses de junho a agosto de 2013, em uma instituição de educação infantil pertencente ao município de Chapecó, estado de Santa Catarina, junto a um grupo do Maternal I, constituído de vinte e uma crianças, seis meninas e quinze meninos, na faixa etária de dois a três anos. O foco da investigação foi a relação entre brincadeira e arte no cotidiano da educação infantil, com o objetivo de refletir, ampliar o entendimento sobre o assunto e socializar as experiências de um recorte das propostas pedagógicas realizadas no estágio, momentos os quais consideramos pertinente resgatar e trazer para a discussão. Nesse cenário, buscamos as contribuições teóricas de alguns autores da Pedagogia, da Psicologia, da Sociologia e da Arte, o que permitiu visualizar encontros entre o brincar e a arte. Contudo, evidencia-se o importante papel do/a professor/a na educação infantil e a importância da organização dos tempos/espaços destinados ao brincar e a arte nas instituições, que, todavia exigem ser pensados/planejados pelo professor/a mediante a observação atenta das crianças, a fim de incluir nesse espaço suas especificidades e singularidades. Por fim, cabe destacar que, ao embarcar nesse reencontro com algumas situações pedagógicas propostas no estágio, ficou claro que, a atuação do professor/a deve estar pautada, entre outros aspectos, na possibilidade de criar, de ampliar repertórios lúdicos, imaginários, culturais e artísticos, além de, relacionar-se com elementos novos, de ampliar olhares, da estética, da percepção dos sujeitos que forma e com eles se transforma/forma.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-07-19T17:42:25Z No. of bitstreams: 1 DALLACORTE e MELLO.pdf: 588478 bytes, checksum: 035547c2f84c950f28ac33479083af4c (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecó-
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleBrincadeira e arte na educação infantil: o que uma tem a dizer à outra?pt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
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