Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7833
Type: Monografia
Title: Afetividade e comunicação do aluno com transtorno do espectro autista (tea): o que dizem os professores?
Author: Casasola, Caroline
First advisor: Lepke, Sonize
metadata.dc.contributor.referee1: Loss, Adriana Salete
metadata.dc.contributor.referee2: Ziesmann, Cleusa Inês
Resume: Este trabalho busca explorar a afetividade e a comunicação em alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com o objetivo geral de compreender a percepção dos professores sobre a expressão dessas habilidades nos alunos. Como objetivo geral buscou-se compreender como os professores percebem a expressão da afetividade e comunicação dos alunos. A pesquisa, de natureza investigativa, realiza uma revisão bibliográfica qualitativa, tendo como fonte de busca por estudos o Google Acadêmico, estabelecendo como recorte temporal 2009 a 2022, onde foram encontrados 6 documentos que tratam sobre o assunto, sendo três artigos científicos e três trabalhos de conclusão de curso. A coleta de dados foi realizada a partir de questionários com professoras da rede municipal de uma cidade da região norte do Estado do Rio Grande do Sul. Utilizando entrevistas semiestruturadas, o estudo buscou aprofundar a análise dos métodos e práticas utilizadas por essas professoras no intuito de fomentar uma comunicação eficaz e estabelecer um ambiente afetivo propicio ao aluno. Os dados que compõe esta pesquisa resultam das respostas transcritas e analisadas a partir de diálogos com a literatura sobre o tema. Os resultados destacam a importância de formações continuadas, especialmente quanto aos processos inclusivos dos estudantes com TEA. E também, foi possíel observar que os professores buscam, através das atividades desenvolvidas em sala de aula assegurar a interação e consequentemente a expressão da afetividade.
Abstract: This work aims to deal with affectivity and communication in students with Autism Spectrum Disorder (ASD), with the general objective of understanding teachers' perception regarding the expression of affectivity and communication among students. The research, of an investigative nature, carries out a qualitative bibliographic review, using Google Scholar as a source of search for studies, establishing the time frame from 2009 to 2022, where 6 documents were found that deal with the subject, three of which are scientific articles and three works of course completion. Data collection was carried out based on questionnaires with teachers from the municipal network of a city in the northern region of the State of Rio Grande do Sul. Using semi-structured interviews, the study sought to deepen the analysis of the methods and practices used by these educators with the aim of encourages effective communication and establishes an emotional environment conducive to the student. The data that makes up this research results from the responses transcribed and analyzed based on dialogue with the literature on the topic. The results highlight the importance of continuing education, especially regarding the inclusive processes of students with ASD. Also, it was possible to observe that the teachers seek, through the activities developed in the classroom, to ensure the interaction and consequently the expression of affection.
Keywords: afetividade
comunicação
TEA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7833
Issue Date: Jun-2024
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CASASOLA.pdf708,36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.