Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7836
Tipo: Monografia
Título: Formação e profissão docente: uma análise reflexiva sobre a teoria e a prática dos professores do município de Ponte Preta/RS
Autor(es): Brum, Chaiane Maria
Primeiro Orientador: Loss, Adriana Salete
Primeiro membro da banca: Richit, Adriana
Segundo membro da banca: Bukowski, Chaiane
Resumo: Este trabalho analisa, de forma reflexiva, os percursos acadêmicos e profissionais dos professores do município de Ponte Preta/RS, buscando compreender os caminhos que os levaram a tornarem-se educadores. O problema de pesquisa investiga quais foram os percursos acadêmicos e profissionais vivenciados pelos professores que possibilitaram sua inserção na profissão docente. O objetivo geral é identificar e compreender os percursos acadêmicos e profissionais que contribuíram para a formação dos professores, delineando o perfil educacional e profissional dos docentes. A metodologia deste estudo consistiu em uma pesquisa qualitativa, de abordagem descritivo-interpretativa, utilizando-se a pesquisa bibliográfica, que envolveu autores relevantes na área da educação, como Day (1999), Nóvoa (2022) e Zabalza (2014), bem como a pesquisa de campo, por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com cinco professores atuantes na Educação Infantil ou Ensino Fundamental - Anos Iniciais. Os dados foram analisados de acordo com os procedimentos descritos por Bardin (1977), permitindo a categorização e a interpretação dos resultados. Além disso, foi respeitada a ética na pesquisa, com a obtenção do consentimento dos participantes e garantindo a confidencialidade das informações. A metodologia adotada possibilitou a compreensão dos percursos formativos e profissionais dos professores, categorizados em três temas principais: perfil profissional e pessoal, jornada profissional, desafios e aprendizados e percurso do ser professor. Os resultados desta pesquisa revelaram uma interconexão entre o perfil profissional e pessoal dos professores, suas trajetórias na docência e os desafios enfrentados ao longo de suas carreiras. Identificamos que a prática na sala de aula desempenha um papel central no desenvolvimento profissional dos docentes, complementando e enriquecendo sua formação acadêmica. Além disso, foi evidente que a busca contínua por aprendizado e a reflexão sobre a prática são aspectos fundamentais para o aprimoramento da atuação docente. Os professores destacaram a importância da formação inicial e continuada, bem como a influência das experiências pessoais e profissionais em sua trajetória como educadores. Esses resultados contribuem para uma compreensão mais ampla dos percursos acadêmicos e profissionais que propiciaram o tornar-se professor, fornecendo percepções valiosas para a promoção do desenvolvimento pessoal e profissional dos educadores.
Abstract/Resumen: This article provides a reflexive analysis of the academic and professional trajectories of teachers in the municipality of Ponte Preta/RS, with the aim of understanding the paths that led them to become educators. The research question investigates the academic and professional journeys experienced by the teachers that enabled their entry into the teaching profession. The primary objective is to identify and comprehend the academic and professional trajectories that contributed to the formation of educators, thereby delineating the educational and professional profiles of the teachers. The methodology comprises qualitative research with a descriptive-interpretative approach, incorporating bibliographic research that references prominent authors in the field of education, such as Day (1999), Nóvoa (2022), and Zabalza (2014). Additionally, it includes field research through semi-structured interviews conducted with five teachers working in Early Childhood Education or Primary Education - Early Years. The data were analyzed according to the procedures described by Bardin (1977), allowing the categorization and interpretation of results. Moreover, research ethics were respected, with participants' consent obtained and confidentiality of information ensured. The adopted methodology enabled the understanding of the teachers' formative and professional trajectories, categorized into three main themes: professional and personal profile, professional journey, challenges and learning, and the path of being a teacher. The results of this research revealed an interconnection between the educators’ professional and personal profiles, their teaching trajectories, and the challenges they encountered throughout their careers. We identified that classroom practice plays a central role in the professional development of teachers, complementing and enriching their academic training. Furthermore, it became evident that the continuous pursuit of learning and reflection on practice are fundamental for improving teaching performance. The educators highlighted the importance of initial and ongoing training, as well as the influence of personal and professional experiences in their trajectory as teachers. These findings enhance our comprehension of the academic and professional pathways that lead to a teaching career, offering valuable insights for fostering both the personal and professional growth of educators.
Palavras-chave: Formação continuada
Profissão docente
Desenvolvimento profissional
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7836
Data do documento: Jun-2024
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRUM.pdf603,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.