Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7840
Tipo: Monografia
Título: Evasão de alunos do curso de Física-licenciatura: um olhar para a Universidade Federal da Fronteira Sul no Campus de Cerro Largo-RS
Autor(es): Bourscheid, Edison Luis
Primeiro Orientador: Barraz Junior, Ney Marçal
Primeiro membro da banca: Ziesmann, Cleusa Inês
Segundo membro da banca: Dullius, Marcos Alexandre
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo de analisar os perfis dos alunos ingressantes, desistentes e concluintes do curso de licenciatura em Física na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus de Cerro Largo- RS e comparar com os índices nacionais de evasão, através da análise de dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP). Para a análise dos perfis dos alunos do Curso de Graduação Física-Licenciatura, UFFS, campus Cerro Largo/RS, serão apresentados dados como: ano de ingresso, total de matrículas no ano, total de evasão no ano, matrículas ativas, total de concluintes, faixa etária predominante no curso, idade, sexo. Os dados coletados serão do período referente a fundação da Universidade em 2010 até o ano de 2021, ano em que está sendo realizado este trabalho. Apresentamos a pirâmide etária da população brasileira por faixas etárias, relacionando-a com as taxas de fecundidade e de mortalidade. Ao analisarmos o perfil da origem do aluno, a forma de ingresso na universidade, o sexo, a idade, a raça, o percentual de cotas, será realizada uma relação entre a faixa etária predominante no país e a faixa etária predominante no curso. Também foi realizada a análise em relação ao perfil dos alunos quanto à evasão ou conclusão do curso, bem como a pirâmide etária e a distribuição percentual dos alunos por grupos etários, durante todo o período analisado, assim como o perfil do aluno ativo no curso. Com isso, podemos dizer que o índice percentual de conclusão do aluno do curso de Física da UFFS, campus Cerro Largo, está abaixo do índice nacional de todas as licenciaturas e também do curso de Física. Também percebemos que o índice de evasão por mais alto que seja, está de acordo com a média acumulada em todas as Instituições de Ensino Superior que possuem o curso de Física-Licenciatura. Contudo, para diagnosticar as possíveis causas do alto valor de evasão e da baixa conclusão, deve ser feito um estudo qualitativo mais aprofundado.
Abstract/Resumen: This research aims to analyze the profiles of students entering, dropping out and graduating from the degree in Physics at the Federal University of Fronteira Sul (UFFS), Cerro Largo-RS campus and compare with the national dropout rates, through the analysis of data released by the National Institute of Studies and Research Anísio Teixeira (INEP). For the analysis of the profiles of the students of the Physics Undergraduate Degree Course, UFFS, Cerro Largo/RS campus, data will be presented such as: year of admission, total enrollment in the year, total dropout in the year, active enrollments, total number of graduates , predominant age group in the course, age, sex. The data collected will be from the period referring to the foundation of the University in 2010 until the year 2021, the year in which this work is being carried out. We present the age pyramid of the Brazilian population by age groups, relating it to fertility and mortality rates. When analyzing the profile of the student's origin, the way of entering the university, gender, age, race, percentage of quotas, a relationship will be made between the predominant age group in the country and the predominant age group in the course. An analysis was also carried out in relation to the profile of students regarding dropout or completion of the course, as well as the age pyramid and the percentage distribution of students by age groups, throughout the analyzed period, as well as the profile of the active student in the course. With this, we can say that the percentage rate of completion of the students of the Physics course at UFFS, Cerro Largo campus, is below the national rate of all the degrees and also of the Physics course. We also noticed that the dropout rate, however high it may be, is in accordance with the average accumulated in all Higher Education Institutions that have the Physics-Licentiate course. However, in order to diagnose the possible causes of the high dropout value and low completion, a more in-depth qualitative study should be carried out.
Palavras-chave: Evasão escolar
Índices
Universidade pública
Física
Cerro Largo, RS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7840
Data do documento: 2022
Aparece nas coleções:Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BOURSCHEID.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.