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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Michels, Lísia Regina Ferreira-
dc.creatorWerlang, Ivone Tarouco Goulart-
dc.date2014-06-05-
dc.date.accessioned2017-07-21T13:21:42Z-
dc.date.available2017-07-19-
dc.date.available2017-07-21T13:21:42Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/785-
dc.description.resumoEste artigo analisou o tipo de atendimento educacional especializado oferecido aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades, tendo em vista o seu papel frente a educação inclusiva. Refletimos sobre os conceitos de diversidade, inclusão, atendimento educacional especializado, sala de recursos multifuncionais e seus reflexos na educação. Foi realizado um estudo teórico, com um resgate histórico da educação especial, que ao longo do tempo,foi se modificando até atingir o nível que conhecemos na atualidade. A partir dos dispositivos legais usados pelas três esferas de governo, estão sendo implementadas as políticas educacionais inclusivas, que estão contribuindo com os educandos, que apresentam algum tipo de deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades. Um novo paradigma na educação contemporânea tem suscitado debates que contemplam a educação inclusiva, rejeitando a exclusão, alicerçando-se em novas bases que buscam promover uma educação de qualidade para todos os educandos. A luta contra uma escola que produz um modelo social, e no individualismo é um ponto comum no cenário em que ocorre o debate sobre a inclusão escolar e sala de recursos. A implementação das salas de recursos multifuncionais tem se configurado em um importante desafio no cenário nacional, com vistas a contribuir com o acesso e a permanência dos educandos na escola.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-07-19T18:24:12Z No. of bitstreams: 1 WERLANG.pdf: 354556 bytes, checksum: d5136438b38715917f230c88dac0cbbd (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-07-21T13:21:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 WERLANG.pdf: 354556 bytes, checksum: d5136438b38715917f230c88dac0cbbd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-21T13:21:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 WERLANG.pdf: 354556 bytes, checksum: d5136438b38715917f230c88dac0cbbd (MD5) Previous issue date: 2014en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecó-
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.titleO atendimento educacional especializado na perspectiva da educação inclusiva e o papel do professor na sala de recursos multifuncionalpt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
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