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Tipo: Dissertação
Título: Educação para as relações étnico-raciais: percursos na educação municipal de Seara, Santa Catarina
Autor(es): Silva, Franciele Levandovski Sinnott
Primeiro Orientador: Vicenzi, Renilda
Resumo: Em seu contexto sócio-histórico, o Brasil é marcado por intensos movimentos (i)migratórios que povoaram o atual território brasileiro, (re)criando identidades marcadas pela diversidade étnico-racial e cultural. A educação, como parte desse processo, é moldada a partir das referências de grupos étnicos, interesses econômicos e políticas governamentais. Abordamos nesta pesquisa a forma como ocorreu o ensino na primeira escola da cidade de Seara, aberta em 1935 e atualmente localizada no distrito de Caraíba, assim como a nucleação das escolas em 1998. Para tanto, faz-se a análise das Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais e dos livros didáticos de Língua Portuguesa, Geografia e História do 4° e do 5° anos do Ensino Fundamental, utilizados pelos professores e professoras como aporte para metodologias de ensino nos anos iniciais na rede municipal de educação básica do município de Seara (SC). A problematização centra-se em indagar como, ao longo do processo histórico educacional de Seara (SC), houve acolhimento e inclusão de alunos negros (caboclos) e indígenas. O objetivo é compreender se houve ou não a inclusão dos sujeitos (alunos negros, indígenas) a partir das bases legais e representações em imagens e conteúdos nos materiais didáticos. A análise é qualitativa, as variáveis permitiram responder sobre o desenvolvimento das práticas, à luz da perspectiva teórica da decolonialidade, em diálogo com os conceitos de “interculturalidade”, através de Aníbal Quijano (2005) e Catherine Walsh (2017); “identidade”, de Stuart Hall (2016) e Tomaz Tadeu da Silva (2014); da relação com o Outro em bell hooks (2017); e nos currículos com José Gimeno Sacristán (2017), Michael Apple (2021) e Tomaz Tadeu da Silva (1999, 2010). Em base metodológica, a pesquisa caminha por Laurence Bardin (2004) com a análise de conteúdo documental e dos livros didáticos. Diante da pesquisa desenvolvida, foi possível compreender os processos do percurso da educação do município de Seara, conhecer as Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais e a respectiva necessidade de atualização haja vista legislações e conteúdo que visualizam os processos de ensino a partir da educação decolonial. Ademais, verificou-se que o material didático utilizado nas escolas não traz, em essência, uma educação para além da colonialidade, pois seus conteúdos registram imagens e atividades que representam o negro e o indígena de forma breve e, muitas vezes, estereotipada, retratando parcialmente a diversidade cultural, o que não incide para o rompimento de estruturas racializadas, tampouco implementa abordagem a partir da educação decolonial.
Abstract/Resumen: In its socio-historical context, Brazil is marked by intense (i)migratory movements that have populated the current Brazilian territory, (re)creating identities marked by ethnic-racial and cultural diversity. Education, as part of this process, is shaped by the references of ethnic groups, economic interests and government policies. This research looks at the way teaching took place in the first school in the town of Seara, opened in 1935 and currently located in the Caraíba district, as well as the nucleation of schools in 1998. To this end, we analyzed the Curriculum Guidelines for Primary Education in the Early Years and the Portuguese Language, Geography and History textbooks for the 4th and 5th years of Primary Education, used by teachers as a basis for teaching methodologies in the Early Years in the Municipal Basic Education network in the municipality of Seara (SC). The problem focuses on how, throughout the historical educational process in Seara (SC), black (caboclos) and indigenous students have been welcomed and included. The aim is to understand whether or not the subjects (black and indigenous students) were included, based on the legal bases and representations in images and content in teaching materials. The analysis is qualitative, and the variables allowed us to respond to the development of practices, in the light of the theoretical perspective of decoloniality, in dialogue with the concepts of “interculturality”, through Aníbal Quijano (2005) and Catherine Walsh (2017); “identity”, by Stuart Hall (2016) and Tomaz Tadeu da Silva (2014); the relationship with the Other in bell hooks (2017); and in curricula with Michael Apple (2021), José Gimeno Sacristán (2017) and Tomaz Tadeu da Silva (1999, 2010). On a methodological basis, the research follows Laurence Bardin (2004) with the analysis of documentary content and textbooks. Based on the research carried out, it was possible to understand the processes of education in the municipality of Seara, to get to know the Curriculum Guidelines for Primary Education in the Early Years and the respective need for updating in view of legislation and content that visualize teaching processes based on decolonial education. In addition, it was found that the teaching materials used in schools do not, in essence, provide an education beyond coloniality, as their content indicate images and activities that represent black and indigenous people in a brief and often stereotyped way, partially portraying cultural diversity, which does not contribute to breaking down racialized structures, nor does it implement an approach based on decolonial education.
Palavras-chave: Relações étnicas e raciais
Currículo de ensino fundamental
Material didático
Inclusão social
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7882
Data do documento: 2024
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

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