Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7893
Tipo: | Monografia |
Título: | A astronomia nos anos iniciais a partir de uma visão do brincar para aprender |
Autor(es): | Silva, Kimberly Thaís da |
Primeiro Orientador: | Silva, Cláudia Adriana da |
Primeiro membro da banca: | Irgang, Silvania Regina Pellenz |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Renata Portugal |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), surgiu de uma inquietação pelo fato da Astronomia não ser um tema trabalhos nos anos iniciais e o brincar ser excluído quando os estudantes ingressam nos anos iniciais. Em vista disso, objetivou-se elaborar atividades sobre a temática que podem ser desenvolvidas com os estudantes firmada em preceitos legais e orientadores. Os objetivos específicos são: compreender, a partir da literatura, quais os principais motivos da negligência do ensino de Astronomia nos anos iniciais, investigar de que maneira a Astronomia pode se fazer presente nos anos iniciais explorada pelo brincar, propor um ensino de Astronomia nos anos iniciais, que promova o conhecimento do mundo que rodeia as crianças, partir de experiências, investigação e manipulação, discutir a relevância do ensino de Astronomia para a sociedade e para as crianças, percebendo sua importância a partir das necessidades das crianças. Foi escolhido desenvolver uma pesquisa de estudo de caso e pesquisa exploratória, pois é uma metodologia que torna possível a realização de um estudo bibliográfico. Para isso serão examinados conceitos de autores da área da Astronomia e do brincar para que possam dilucidar o tema e que possam colaborar com a elaboração das atividades. Alguns dos resultados encontrados na realização das pesquisas para este trabalho foram que o professor deve ser um agente ativo no processo de pesquisas para estar trazendo para a sala de aula novas possibilidades de aprendizagem para o estudante, na elaboração das atividades foi possível perceber que o brincar e o lúdico podem estar nas salas dos anos iniciais, as atividades foram elaboradas de maneira que possam servir de subsídio para o docente introduzir a Astronomia em suas aulas respeitando o desenvolvimento das crianças também validam os conceitos discorridos e tornam-se relevantes nas ações cotidianas pois permitem que as crianças tenham contato com o brincar e a ludicidade nos anos iniciais. |
Abstract/Resumen: | The present Final Paper, arose from the fact that astronomy was not a topic in the early years. In view of this the objective was to develop activities about the thematic which can be developed with the students established in legal and guiding precepts. The objectives are: understand, from reading, what are the main reasons for negligence in the study of Astronomy in the early years, investigate how Astronomy can be present in the early years explored through play, propose a teaching of Astronomy in the early years, which promotes the knowledge of the world that surrounds children, from experiences, investigation and manipulation, discuss the relevance for the teaching of Astronomy for the society and for the children, realizing its importance from needs of the children. Was chosen to develop a case study research and a exploratory research, because it is a methodology that become possible the realization of a bibliographic study. For this they will be examined concepts of authors in the field of Astronomy and play so that they can dilute the theme and they can collaborate with the elaboration of activities. Some of the results found during the research for this work they were that the teacher should be an agent active in the process of the researches to be bringing to the classroom new possibilities of learning for the student, in the elaboration of activities was possible to realize that playing and playfulness can be in the early years classrooms, the activities they were elaborate in a way that they can serve as support for the teacher to introduce the Astronomy into their classrooms respecting their children’s development, also validate the concepts discussed and become relevant in the everyday actions because they permit that the children have contact with play and playfulness in the early years. |
Palavras-chave: | brincar Astronomia ludicidade |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7893 |
Data do documento: | Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA.pdf | 2,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.