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Tipo: Monografia
Título: A percepção dos educadores sobre as demandas escolares encaminhadas para atendimento em uma estratégia saúde da família no norte do Rio Grande do Sul
Autor(es): Aguiar, Melanie de Souza de
Primeiro Orientador: Germani, Alessandra Regina Müller
Primeiro coorientador: Setti, Sandra Mara
Primeiro membro da banca: Germani, Alessandra Regina Müller
Segundo membro da banca: Setti, Sandra Mara
Terceiro membro da banca: Rabello, Renata dos Santos
Quarto membro da banca: Detoni, Priscila Pavan
Resumo: Uma boa relação entre os serviços de saúde e a educação é essencial para o bem estar dos alunos, dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), os responsáveis por estabelecer uma comunicação eficaz com a educação é a Atenção Primária à Saúde (APS). Pois, essa com suas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), se localizam dentro do território, onde a escola está inserida, tendo a oportunidade de realizarem ações em conjunto com a escola e de manterem um constante diálogo. Dessa forma, na presente pesquisa, observou-se um grande número de encaminhamentos recebidos pela ESF, da escola do território, principalmente das séries iniciais. Sendo assim, a pesquisa intervenção teve como objetivo compreender como são definidas as demandas escolares de alunos em processo de escolarização, a partir da percepção de educadores(as)/psicopedagoga de uma escola municipal. A pesquisa-intervenção teve uma abordagem qualitativa, onde se realizou uma entrevista semi-estruturada com os educadores(as) e foi utilizado um questionário sociodemográfico, para caracterização da população. Além disso, a pesquisa incluiu um grupo focal que foi realizado em dois encontros com os participantes da pesquisa e como devolutiva, foi confeccionado uma cartilha online e entregue a esses. Como resultados, foram encontradas quatro categorias analiticas, sendo elas: Rotina dos educadores(as) e sentimentos despertados; Relação entre família e escola; Relação entre saúde e escola; A Pandemia da COVID-19 e seus reflexos na educação.
Abstract/Resumen: A good relationship between health services and education is essential for the well-being of students, within the Unified Health System (SUS), those responsible for establishing effective communication with education are Primary Health Care (PHC) . This, with its Family Health Strategy (ESF) teams, are located within the territory where the school is located, having the opportunity to carry out actions together with the school and maintain a constant dialogue. Therefore, in this research, we observed a large number of referrals received by the ESF, from schools in the territory, especially from the initial grades. Therefore, the intervention research aimed to understand how the school demands of students in the schooling process are defined, based on the perception of educators/pedagogues from a municipal school. The intervention research had a qualitative approach, where a semi-structured interview was carried out with the educators and a sociodemographic questionnaire was used to characterize the population. Furthermore, the research included a focus group that was held in two meetings with research participants and as feedback, an online booklet was created and delivered to them. As results, four analytical categories were found, namely: Educators’ routine and feelings aroused; Relationship between family and school; Relationship between health and school; The COVID-19 Pandemic and its effects on education.
Palavras-chave: Educador
Relação escola-família
Saúde
COVID-19
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Passo Fundo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7920
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Residência Multiprofissional

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