Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7920
Type: Monografia
Título : A percepção dos educadores sobre as demandas escolares encaminhadas para atendimento em uma estratégia saúde da família no norte do Rio Grande do Sul
Author: Aguiar, Melanie de Souza de
First advisor: Germani, Alessandra Regina Müller
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Setti, Sandra Mara
metadata.dc.contributor.referee1: Germani, Alessandra Regina Müller
metadata.dc.contributor.referee2: Setti, Sandra Mara
metadata.dc.contributor.referee3: Rabello, Renata dos Santos
metadata.dc.contributor.referee4: Detoni, Priscila Pavan
Resume: Uma boa relação entre os serviços de saúde e a educação é essencial para o bem estar dos alunos, dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), os responsáveis por estabelecer uma comunicação eficaz com a educação é a Atenção Primária à Saúde (APS). Pois, essa com suas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), se localizam dentro do território, onde a escola está inserida, tendo a oportunidade de realizarem ações em conjunto com a escola e de manterem um constante diálogo. Dessa forma, na presente pesquisa, observou-se um grande número de encaminhamentos recebidos pela ESF, da escola do território, principalmente das séries iniciais. Sendo assim, a pesquisa intervenção teve como objetivo compreender como são definidas as demandas escolares de alunos em processo de escolarização, a partir da percepção de educadores(as)/psicopedagoga de uma escola municipal. A pesquisa-intervenção teve uma abordagem qualitativa, onde se realizou uma entrevista semi-estruturada com os educadores(as) e foi utilizado um questionário sociodemográfico, para caracterização da população. Além disso, a pesquisa incluiu um grupo focal que foi realizado em dois encontros com os participantes da pesquisa e como devolutiva, foi confeccionado uma cartilha online e entregue a esses. Como resultados, foram encontradas quatro categorias analiticas, sendo elas: Rotina dos educadores(as) e sentimentos despertados; Relação entre família e escola; Relação entre saúde e escola; A Pandemia da COVID-19 e seus reflexos na educação.
Resumen : A good relationship between health services and education is essential for the well-being of students, within the Unified Health System (SUS), those responsible for establishing effective communication with education are Primary Health Care (PHC) . This, with its Family Health Strategy (ESF) teams, are located within the territory where the school is located, having the opportunity to carry out actions together with the school and maintain a constant dialogue. Therefore, in this research, we observed a large number of referrals received by the ESF, from schools in the territory, especially from the initial grades. Therefore, the intervention research aimed to understand how the school demands of students in the schooling process are defined, based on the perception of educators/pedagogues from a municipal school. The intervention research had a qualitative approach, where a semi-structured interview was carried out with the educators and a sociodemographic questionnaire was used to characterize the population. Furthermore, the research included a focus group that was held in two meetings with research participants and as feedback, an online booklet was created and delivered to them. As results, four analytical categories were found, namely: Educators’ routine and feelings aroused; Relationship between family and school; Relationship between health and school; The COVID-19 Pandemic and its effects on education.
Palabras clave : Educador
Relação escola-família
Saúde
COVID-19
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Passo Fundo
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7920
Fecha de publicación : 2024
Aparece en las colecciones: Residência Multiprofissional

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCR COPILADO- repositório.pdf874,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.