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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7942
Tipo: | Artigo Cientifico |
Título: | O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade: o que dizem os manuais? |
Autor(es): | Silva, Ádria Emanuelle Cunha da |
Primeiro Orientador: | Gräff, Patrícia |
Resumo: | O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade ou TDAH é caracterizado clinicamente como um transtorno neuropsiquiátrico que pode afetar a capacidade de uma pessoa se concentrar, controlar impulsos e regular o comportamento. Essa pesquisa se propôs a analisar as concepções e orientações disponibilizadas nos manuais de fácil acesso a pais e a professores, baseando-se em livros e em materiais de acesso gratuito, escolhidos através de pesquisas no Google e no site de compra da Amazon. Os materiais foram lidos na íntegra e organizados em duas categorias de análise: às conceções e às abordagens trazidas em cada material. Essa pesquisa, de cunho qualitativo, possibilitou um olhar mais atento para questões que envolvem pais, professores e médicos na questão de tratamentos e nas ações cotidianas diante dessa condição de existência. Conclui-se que a maioria dos manuais oferecem orientações importantes tanto para os pais quanto aos professores numa perspectiva que considera não apenas a dimensão clínica, mas também as variáveis ambientais e sociais que influenciam o desenvolvimento do indivíduo. As terapias comportamentais, a psicoeducação e a intervenção psicopedagógica surgiram como peças-chave na promoção do bem-estar e no desenvolvimento das potencialidades desses sujeitos. A promoção de uma compreensão mais abrangente e empática dessa condição é essencial para criar ambientes educacionais que atendam às necessidades individuais, promovendo o desenvolvimento pleno e de todos os alunos, independentemente de suas diferenças. |
Abstract/Resumen: | Attention Deficit Hyperactivity Disorder or ADHD is clinically characterized as a neuropsychiatric disorder that can affect a person's ability to concentrate, control impulses and regulate behavior. This research aimed to analyze the concepts and guidelines made available in manuals that are easily accessible to parents and teachers, based on free books and materials, chosen through searches on Google and the Amazon shopping website. The materials were read in full and organized into two categories of analysis: the concepts and approaches brought in each material. This research, of a qualitative nature, allowed a closer look at issues that involve parents, teachers and doctors in the issue of treatments and daily actions in the face of this condition of existence. It is concluded that most manuals offer important guidance for both parents and teachers from a perspective that considers not only the clinical dimension, but also the environmental and social variables that influence the individual's development. Behavioral therapies, psychoeducation and psycho pedagogical intervention emerged as key elements in promoting the well-being and developing the potential of these subjects. Promoting a more comprehensive and empathetic understanding of this condition is essential to creating educational environments that meet individual needs, promoting the full and successful development of all students, regardless of their differences. |
Palavras-chave: | Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade Políticas públicas Manuais Professores de educação básica Educação escolar |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7942 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
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