Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7946
Type: Monografia
Title: Entendendo a física por trás do futebol: o chute de Roberto Carlos que desafiou as Leis da Física
Author: Paz, Viviane Beatriz Klug
First advisor: Barraz Junior, Ney Marçal
metadata.dc.contributor.referee1: Tolfo, Rafael Schmatz
metadata.dc.contributor.referee2: Barraz, Andréia Kornowski
Resume: O objetivo deste trabalho é abordar os conceitos da cinemática utilizando o esporte mais popular do país, o futebol. Onde aos vinte e um minutos do primeiro tempo, a Seleção Brasileira fez o seu primeiro gol no jogo França versus Brasil. O jogador Roberto Carlos é escalado para a cobrança de falta se distancia da bola, começa correr igual um corredor de 100 metros rasos e chuta a bola, a qual é feito uma curva espetacular, bate na trave e entra no gol. A partir desta cobrança de falta pode-se analisar fisicamente o movimento e dividi-lo em duas partes: i) o movimento do jogador antes do chute na bola; e ii) o movimento da bola no ar. Então, surge a pergunta: como foi o movimento do jogador Roberto Carlos até chutar a bola e como podemos descrever o seu movimento para a bola? Neste artigo foi abordado a descrição do movimento feito pelo jogador, o referencial, deslocamento e o conceito de intervalo de tempo. Também foram analisados conceitos de velocidade, velocidade média, velocidade instantânea e aplicação dos conceitos, o qual encontramos a Equação da Posição. E por fim, analisamos os conceitos de aceleração, aceleração média, aceleração instantânea, a Equação da Velocidade e Equação Horária da Posição. A metodologia utilizada neste trabalho foi a pesquisa bibliográfica, onde através de pesquisas em artigos, textos e vídeos retirados da internet obtivemos os resultados encontrados, a partir da análise dos textos em questão foi trabalhado pontualmente cada movimento do jogador Roberto Carlos, e cada lance feito por ele, assim temos todos os cálculos feitos em cima de cada deslocamento que o mesmo realizou durante o chute. O principal objetivo de escolher os conceitos da cinemática para trabalharmos neste artigo é em busca do ensino aprendizado dos estudantes, a busca por novas maneiras de ensinar a física para os alunos, para que desta forma obtivemos uma evolução educacional, para que o aluno consiga enxergar a física em seu dia a dia, que comece a fazer novas perguntas, instigando assim a querer aprender mais sobre o ensino de maneira didática e lúdica, o que facilitará muito futuramente.
Abstract: The objective of this work is to approach the concepts of kinematics using the most popular sport in the country, football. Where at twenty-one minutes of the first half, the Brazilian team scored its first goal in the game France versus Brazil. The player Roberto Carlos is selected for the free-kick, distances himself from the ball, starts running like a 100-meter sprinter and kicks the ball, which is made a spectacular curve, hits the bar and enters the goal. From this free kick, the movement can be physically analyzed and divided into two parts: i) the player's movement before kicking the ball; and ii) the movement of the ball in the air. So, the question arises: how was the movement of the player Roberto Carlos until he kicked the ball and how can we describe his movement towards the ball? In this article, the description of the movement made by the player, the referential, displacement and the concept of time interval were discussed. We also analyzed concepts of speed, average speed, instantaneous speed and application of the concepts, which we found the Position Equation. Finally, we analyze the concepts of acceleration, average acceleration, instantaneous acceleration, the Velocity Equation and Position Hourly Equation. The methodology used in this work was the bibliographic research, where through research in articles, texts and videos taken from the internet we obtained the results found, from the analysis of the texts in question, each movement of the player Roberto Carlos was worked on punctually, and each move made by him, so we have all the calculations made on top of each displacement he performed during the kick. The main objective of choosing the concepts of kinematics to work with in this article is in search of teaching and learning for students, the search for new ways of teaching physics to students, so that in this way we obtain an educational evolution, so that the student can see physics in their daily lives, to start asking new questions, thus encouraging them to want to learn more about teaching in a didactic and playful way, which will make it much easier in the future.
Keywords: Ensino
Física
Cinemática
Futebol
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7946
Issue Date: 2022
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PAZ.pdf3,55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.