Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7965
Tipo: | Monografia |
Título: | Contribuições do Programa Residência Pedagógica para a formação de professores de Física |
Autor(es): | Dorneles, Josiane dos Santos |
Primeiro Orientador: | Santos, Rosemar Ayres dos |
Primeiro membro da banca: | Gastaldo, Luís Fernando |
Segundo membro da banca: | Rauber, Aline Beatriz |
Resumo: | Na área da educação ainda é possível se deparar com ensino tradicional, o que, muitas vezes, resulta em pouca interação entre professor e estudante na sala de aula, tornando as aulas menos interessantes, principalmente quando falamos de física, por ser considerada pelos estudantes uma disciplina muito complexa e difícil. Nessa perspectiva, esta pesquisa visa investigar novos conhecimentos sobre o ensino da ciência, bem como explorar novas estratégias e metodologias de estudo para a formação dos professores de física, e neste âmbito o Programa Residência Pedagógica. O questionamento central investigado é: Como o Programa Residência Pedagógica tem contribuído para a formação de professores de física no Brasil? Para tal, objetivamos: identificar e analisar, as atividades realizadas pelos professores em formação inicial e continuada no ensino de física das escolas a partir da participação no programa; compreender de que maneira o Programa Residência Pedagógica contribui para o aperfeiçoamento de professores de física em formação inicial e continuada, no Brasil. Essa pesquisa está fundamentada em autores de referência no campo da educação, utilizando uma abordagem bibliográfica e empregando a metodologia de análise de conteúdo. Tivemos como corpus de análise os trabalhos publicados a partir do ano de 2018 em dois eventos da área de ensino de física: o Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF) e o Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF), ambos eventos bianuais, organizados pela Sociedade Brasileira de Física (SBF). Após a análise dos trabalhos, verificou-se que o Programa Residência Pedagógica contribuiu para qualificar a formação continuada dos professores de física. Além disso, observou-se que isso favoreceu a participação dos estudantes em sala de aula, beneficiando-se na interação em sala de aula, a partir dos novos conhecimentos e estratégias de ensino. Assim, nesse contexto, as ações do programa influenciaram na área da ciência, colaborando para a construção de uma educação de qualidade. |
Abstract/Resumen: | In the field of education, it is still possible to come across traditional teaching, which often results in little interaction between teacher and student in the classroom, making lessons less interesting, especially when we talk about physics, as it is considered by students to be a very complex and difficult subject. From this perspective, this research aims to investigate new knowledge about the teaching of science, as well as exploring new study strategies and methodologies for the training of physics teachers, and in this context the Pedagogical Residency Program. The central question investigated is: How has the Pedagogical Residency Program contributed to the training of physics teachers in Brazil? To this end, we aim to: identify and analyze the activities carried out by teachers in initial and continuing training in the teaching of physics in schools after participating in the program; understand how the Pedagogical Residency Program contributes to the improvement of physics teachers in initial and continuing training in Brazil. In terms of theoretical foundation, this research is based on reference authors in the field of education, using a bibliographic approach and employing the content analysis methodology. The corpus of analysis was papers published from 2018 onwards in two events in the field of physics teaching: the National Physics Teaching Symposium (SNEF) and the Physics Teaching Research Meeting (EPEF), both biannual events organized by the Brazilian Physics Society (SBF). After analyzing the papers, it was found that the Pedagogical Residency Program contributed to improving the continuing education of physics teachers. In addition, the participation of students in the classroom was positively observed, as they benefited from new knowledge and teaching strategies. In this context, the program's actions have influenced the area of science, promoting the construction of quality education. |
Palavras-chave: | Ensino Física Formação de professores |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Cerro Largo |
Tipo de Acesso: | Acesso Embargado |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7965 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DORNELES.pdf | 669,64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.