Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/796
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Brzozowski, Jerzy André | - |
dc.creator | Cezar, Maithê Jeanine Dutra | - |
dc.date | 2017-07-13 | - |
dc.date.accessioned | 2017-07-25T17:09:36Z | - |
dc.date.available | 2017-07-13 | - |
dc.date.available | 2017-07-25T17:09:36Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-13 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/796 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem por objetivo analisar possibilidades para o ensino de Silogística Aristotélica a partir de um livro didático, inicialmente investigando o que é a Lógica e apresentando a Lógica como o estudo da validade de argumentos. Buscamos vislumbrar e comparar como é empregado o conteúdo de Silogística Aristotélica no livro de Irving Copi, Introdução à Lógica (1978), e como ele é abordado no livro didático Filosofando – Introdução à Filosofia, de Aranha e Martins (2009). Evidenciamos a importância do ensino de Lógica no Ensino Médio para a formação dos estudantes do nível médio de acordo com o que consta nos PCNEM e os PNLD 2012 e PNLD 2015. Sendo assim, ao fim deste trabalho, pretendemos responder a seguinte questão: O livro de Aranha e Martins dá condições para o ensino-aprendizagem do conteúdo da Silogística Aristotélica no Ensino Médio? Para tanto mostraremos que a resposta para tal questão é negativa. Sob a justificativa de que a lógica é o estudo da validade dos argumentos e assim o ensino da lógica também deve se pautar aos testes de validade de argumentos, mas nisso é que a abordagem de Aranha e Martins (2009) não está adequada. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Daniele Rosa Monteiro (daniele.monteiro@uffs.edu.br) on 2017-07-24T16:55:47Z No. of bitstreams: 1 CEZAR.PDF: 819975 bytes, checksum: f400f4533eda7dbc24a0e4b74f7c2a43 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-07-25T17:09:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CEZAR.PDF: 819975 bytes, checksum: f400f4533eda7dbc24a0e4b74f7c2a43 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-07-25T17:09:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CEZAR.PDF: 819975 bytes, checksum: f400f4533eda7dbc24a0e4b74f7c2a43 (MD5) Previous issue date: 2017-07-13 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Silogística Aristotélica | pt_BR |
dc.subject | Ensino da lógica | pt_BR |
dc.subject | Ensino da filosofia | pt_BR |
dc.title | Uma análise crítica do ensino de Silogistica Aristotélica em um livro didático | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Filosofia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CEZAR.PDF | 800,76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.