Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/796
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Brzozowski, Jerzy André-
dc.creatorCezar, Maithê Jeanine Dutra-
dc.date2017-07-13-
dc.date.accessioned2017-07-25T17:09:36Z-
dc.date.available2017-07-13-
dc.date.available2017-07-25T17:09:36Z-
dc.date.issued2017-07-13-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/796-
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo analisar possibilidades para o ensino de Silogística Aristotélica a partir de um livro didático, inicialmente investigando o que é a Lógica e apresentando a Lógica como o estudo da validade de argumentos. Buscamos vislumbrar e comparar como é empregado o conteúdo de Silogística Aristotélica no livro de Irving Copi, Introdução à Lógica (1978), e como ele é abordado no livro didático Filosofando – Introdução à Filosofia, de Aranha e Martins (2009). Evidenciamos a importância do ensino de Lógica no Ensino Médio para a formação dos estudantes do nível médio de acordo com o que consta nos PCNEM e os PNLD 2012 e PNLD 2015. Sendo assim, ao fim deste trabalho, pretendemos responder a seguinte questão: O livro de Aranha e Martins dá condições para o ensino-aprendizagem do conteúdo da Silogística Aristotélica no Ensino Médio? Para tanto mostraremos que a resposta para tal questão é negativa. Sob a justificativa de que a lógica é o estudo da validade dos argumentos e assim o ensino da lógica também deve se pautar aos testes de validade de argumentos, mas nisso é que a abordagem de Aranha e Martins (2009) não está adequada.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Daniele Rosa Monteiro (daniele.monteiro@uffs.edu.br) on 2017-07-24T16:55:47Z No. of bitstreams: 1 CEZAR.PDF: 819975 bytes, checksum: f400f4533eda7dbc24a0e4b74f7c2a43 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-07-25T17:09:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CEZAR.PDF: 819975 bytes, checksum: f400f4533eda7dbc24a0e4b74f7c2a43 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-25T17:09:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CEZAR.PDF: 819975 bytes, checksum: f400f4533eda7dbc24a0e4b74f7c2a43 (MD5) Previous issue date: 2017-07-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSilogística Aristotélicapt_BR
dc.subjectEnsino da lógicapt_BR
dc.subjectEnsino da filosofiapt_BR
dc.titleUma análise crítica do ensino de Silogistica Aristotélica em um livro didáticopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CEZAR.PDF800,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.