Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/796
Tipo: | Monografia |
Título: | Uma análise crítica do ensino de Silogistica Aristotélica em um livro didático |
Autor(es): | Cezar, Maithê Jeanine Dutra |
Primeiro Orientador: | Brzozowski, Jerzy André |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo analisar possibilidades para o ensino de Silogística Aristotélica a partir de um livro didático, inicialmente investigando o que é a Lógica e apresentando a Lógica como o estudo da validade de argumentos. Buscamos vislumbrar e comparar como é empregado o conteúdo de Silogística Aristotélica no livro de Irving Copi, Introdução à Lógica (1978), e como ele é abordado no livro didático Filosofando – Introdução à Filosofia, de Aranha e Martins (2009). Evidenciamos a importância do ensino de Lógica no Ensino Médio para a formação dos estudantes do nível médio de acordo com o que consta nos PCNEM e os PNLD 2012 e PNLD 2015. Sendo assim, ao fim deste trabalho, pretendemos responder a seguinte questão: O livro de Aranha e Martins dá condições para o ensino-aprendizagem do conteúdo da Silogística Aristotélica no Ensino Médio? Para tanto mostraremos que a resposta para tal questão é negativa. Sob a justificativa de que a lógica é o estudo da validade dos argumentos e assim o ensino da lógica também deve se pautar aos testes de validade de argumentos, mas nisso é que a abordagem de Aranha e Martins (2009) não está adequada. |
Palavras-chave: | Silogística Aristotélica Ensino da lógica Ensino da filosofia |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/796 |
Data do documento: | 13-Jul-2017 |
Aparece nas coleções: | Filosofia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CEZAR.PDF | 800,76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.