Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/796
Type: | Monografia |
Title: | Uma análise crítica do ensino de Silogistica Aristotélica em um livro didático |
Author: | Cezar, Maithê Jeanine Dutra |
First advisor: | Brzozowski, Jerzy André |
Resume: | O presente trabalho tem por objetivo analisar possibilidades para o ensino de Silogística Aristotélica a partir de um livro didático, inicialmente investigando o que é a Lógica e apresentando a Lógica como o estudo da validade de argumentos. Buscamos vislumbrar e comparar como é empregado o conteúdo de Silogística Aristotélica no livro de Irving Copi, Introdução à Lógica (1978), e como ele é abordado no livro didático Filosofando – Introdução à Filosofia, de Aranha e Martins (2009). Evidenciamos a importância do ensino de Lógica no Ensino Médio para a formação dos estudantes do nível médio de acordo com o que consta nos PCNEM e os PNLD 2012 e PNLD 2015. Sendo assim, ao fim deste trabalho, pretendemos responder a seguinte questão: O livro de Aranha e Martins dá condições para o ensino-aprendizagem do conteúdo da Silogística Aristotélica no Ensino Médio? Para tanto mostraremos que a resposta para tal questão é negativa. Sob a justificativa de que a lógica é o estudo da validade dos argumentos e assim o ensino da lógica também deve se pautar aos testes de validade de argumentos, mas nisso é que a abordagem de Aranha e Martins (2009) não está adequada. |
Keywords: | Silogística Aristotélica Ensino da lógica Ensino da filosofia |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Erechim |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/796 |
Issue Date: | 13-Jul-2017 |
Appears in Collections: | Filosofia |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.