Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7985
Type: | Monografia |
Título : | Narrativas visuais na educação infantil: reflexões sobre o uso da fotografia |
Author: | Zoraski, Vanessa Regina Trentin |
First advisor: | Irgang, Silvania Regina Pellenz |
metadata.dc.contributor.referee1: | Guedes, Anibal Lopes |
metadata.dc.contributor.referee2: | Vitória, Maria Inês Côrte |
Resume: | A evolução da fotografia, desde um luxo reservado às elites até seu uso diversificado nos dias atuais, reflete sua transformação como ferramenta significativa na história humana. Este trabalho investiga o papel da fotografia na Educação Infantil ao explorar a capacidade de registrar e valorizar as interações infantis no contexto escolar. Para isso, utilizamos a abordagem qualitativa de pesquisa, a partir do estado da arte sobre a temática, aliada de caráter bibliográfico e à análise documental, sustentando as análises baseadas pautadas em em autores/as como Canabarro (2011), Sotang (2007) e Kossoy (2001). O estudo destaca como a fotografia pode capturar momentos autênticos das crianças, especialmente em fases pré-verbais, proporcionando uma análise mais abrangente das interações sociais e dos processos de aprendizagem. A pesquisa também discute a influência das intenções do professor-fotógrafo e do contexto de produção das imagens, sugerindo uma abordagem crítica e reflexiva para a utilização pedagógica da fotografia. Além disso, analisamos o impacto das redes sociais na documentação educacional, enfatizando a necessidade de uma curadoria consciente para evitar superficialidades e para promover uma narrativa educativa mais próxima possível do vivido (completa). Os resultados evidenciados na presente investigação indicam que a fotografia, quando usada de forma reflexiva e consciente, pode revelar aspectos essenciais do desenvolvimento e aprendizagem infantil, além de enriquecer o processo educativo ao proporcionar uma visão detalhada e imediata das experiências das crianças. |
Resumen : | The evolution of photography, from a luxury reserved for the elite to its diverse use today, reflects its transformation as a significant tool in human history. This work investigates the role of photography in Childhood Education by exploring its ability to document and value children's interactions in the school context. To achieve this, we employed a qualitative research approach, grounded in a review of existing literature and documentary analysis, drawing on the works of authors such as Canabarro (2011), Sotang (2007), and Kossoy (2001). The study highlights how photography can capture authentic moments of children, especially in pre-verbal stages, providing a more comprehensive analysis of social interactions and learning processes. The research also discusses the influence of the teacher-photographer's intentions and the context in which images are produced, suggesting a critical and reflective approach to the pedagogical use of photography. Additionally, we examined the impact of social media on educational documentation, emphasizing the need for mindful curation to avoid superficiality and to promote an educational narrative as close to the lived experience as possible. The findings of this investigation indicate that photography, when used reflectively and consciously, can reveal essential aspects of child development and learning, enriching the educational process by offering a detailed and immediate view of children's experiences. |
Palabras clave : | Fotografia Professor-fotógrafo Educação Infantil Mídias sociais |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Erechim |
Type of Access: | Acesso Embargado |
URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7985 |
Fecha de publicación : | jul-2024 |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ZORASKI.pdf | 29,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Request a copy |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.