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dc.contributor.advisor1Ribeiro Júnior, Halferd Carlos-
dc.contributor.referee1Mattos, Renan Santos-
dc.contributor.referee2Gritti, Isabel Rosa-
dc.creatorSantos, Tainá Silva-
dc.date2024-06-28-
dc.date.accessioned2024-11-06T13:43:13Z-
dc.date.available2024-07-28-
dc.date.available2024-11-06T13:43:13Z-
dc.date.issued2024-06-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7999-
dc.description.abstractThe main objective of this paper is to analyze anti-racist education through a set of practices developed with children aged 3 to 6 in a non-formal educational context located in a peripheral neighborhood of Erechim/RS. It is based on the narrative trajectories approach, as it is a dialogue of resistance and ancestry, where I draw on the past to build the future. The study aims to identify how practices focused on ethnic-racial relations can significantly contribute to the appreciation of identity and empowerment of black children in educational contexts. It was observed that black children began to identify themselves as part of the black community, which represents an important element of the work. By utilizing anti-racist education, the construction of a sense of belonging between black people and their history is promoted.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo central analisar a Educação antirracista a partir de um conjunto de práticas desenvolvidas com crianças de 3 a 6 anos em um contexto de ensino não formal, localizado em um bairro periférico de Erechim/RS. Tem o alicerce na abordagem narrativas de trajetórias, visto que é um diálogo de resistência e ancestralidade, em que me aproprio do passado a fim da construção do futuro. O estudo busca identificar como práticas voltadas para as relações étnico-raciais podem contribuir significativamente para a valorização da identidade e o empoderamento de crianças negras em contextos educacionais. Observou-se que as crianças negras começaram a se identificar como parte do povo negro, o que representa um elemento importante no trabalho. Ao utilizar a Educação antirracista, promove-se a construção de laços de pertencimento dos negros com sua história.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2024-07-30T15:03:10Z No. of bitstreams: 1 SANTOS.pdf: 8288554 bytes, checksum: 9c763042659fc6146f7a065e5112aaa5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-11-06T13:43:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SANTOS.pdf: 8288554 bytes, checksum: 9c763042659fc6146f7a065e5112aaa5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-06T13:43:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SANTOS.pdf: 8288554 bytes, checksum: 9c763042659fc6146f7a065e5112aaa5 (MD5) Previous issue date: 2024-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectracismopt_BR
dc.subjecteducação antirracistapt_BR
dc.subjecteducação para as relações étnico-raciais.pt_BR
dc.title“Ter pele escura é ser Ismália” A educação antirracista como ferramenta de empoderamento infantil: práticas de uma educação para as relações étnico-raciaispt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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