Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7999
Type: Monografia
Título : “Ter pele escura é ser Ismália” A educação antirracista como ferramenta de empoderamento infantil: práticas de uma educação para as relações étnico-raciais
Author: Santos, Tainá Silva
First advisor: Ribeiro Júnior, Halferd Carlos
metadata.dc.contributor.referee1: Mattos, Renan Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Gritti, Isabel Rosa
Resume: O presente trabalho tem como objetivo central analisar a Educação antirracista a partir de um conjunto de práticas desenvolvidas com crianças de 3 a 6 anos em um contexto de ensino não formal, localizado em um bairro periférico de Erechim/RS. Tem o alicerce na abordagem narrativas de trajetórias, visto que é um diálogo de resistência e ancestralidade, em que me aproprio do passado a fim da construção do futuro. O estudo busca identificar como práticas voltadas para as relações étnico-raciais podem contribuir significativamente para a valorização da identidade e o empoderamento de crianças negras em contextos educacionais. Observou-se que as crianças negras começaram a se identificar como parte do povo negro, o que representa um elemento importante no trabalho. Ao utilizar a Educação antirracista, promove-se a construção de laços de pertencimento dos negros com sua história.
Resumen : The main objective of this paper is to analyze anti-racist education through a set of practices developed with children aged 3 to 6 in a non-formal educational context located in a peripheral neighborhood of Erechim/RS. It is based on the narrative trajectories approach, as it is a dialogue of resistance and ancestry, where I draw on the past to build the future. The study aims to identify how practices focused on ethnic-racial relations can significantly contribute to the appreciation of identity and empowerment of black children in educational contexts. It was observed that black children began to identify themselves as part of the black community, which represents an important element of the work. By utilizing anti-racist education, the construction of a sense of belonging between black people and their history is promoted.
Palabras clave : racismo
educação antirracista
educação para as relações étnico-raciais.
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7999
Fecha de publicación : jun-2024
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SANTOS.pdf8,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.