Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8014
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Simões, Willian-
dc.creatorSilva, Kethyn Dhellyner da-
dc.date2024-07-05-
dc.date.accessioned2024-11-06T18:06:54Z-
dc.date.available2024-
dc.date.available2024-11-06T18:06:54Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8014-
dc.description.abstractPodemos afirmar que “horta escolar” já pode ser considerada um tema de natureza existente no Brasil, pois observamos a existência de uma vasta variedade de trabalhos publicados. Mas, por outro lado, o que nos provocou à investigação foi compreender em que medida a presente horta pode ser compreendida como um laboratório vivo de aprendizagem e pode contribuir no trabalho pedagógico docente nos Anos Iniciais da educação básica. Metodologicamente, a presente proposta de pesquisa engloba revisão bibliográfica, trabalho de campo com entrevistas. Trata-se de um estudo de caso cujo recorte socioespacial foi a Escola Básica Municipal do Campo em Tempo Integral Bela Vista, situada na zona rural do município de Nova Itaberaba, no oeste catarinense. A pesquisa nos permitiu observar que, a produção de hortas escolares se constitui enquanto espaço pedagógico, para além da experiência prática e de convívio comum para o plantio, mas, sobretudo, pode ser compreendida como sendo um laboratório com potencial de integração entre diferentes áreas do conhecimento em uma perspectiva interdisciplinar, assim como de trabalho coletivo com aprendizagens significativas a partir da interação escola- comunidade.pt_BR
dc.description.resumoPodemos afirmar que “horta escolar” já pode ser considerada um tema de natureza existente no Brasil, pois observamos a existência de uma vasta variedade de trabalhos publicados. Mas, por outro lado, o que nos provocou à investigação foi compreender em que medida a presente horta pode ser compreendida como um laboratório vivo de aprendizagem e pode contribuir no trabalho pedagógico docente nos Anos Iniciais da educação básica. Metodologicamente, a presente proposta de pesquisa engloba revisão bibliográfica, trabalho de campo com entrevistas. Trata-se de um estudo de caso cujo recorte socioespacial foi a Escola Básica Municipal do Campo em Tempo Integral Bela Vista, situada na zona rural do município de Nova Itaberaba, no oeste catarinense. A pesquisa nos permitiu observar que, a produção de hortas escolares se constitui enquanto espaço pedagógico, para além da experiência prática e de convívio comum para o plantio, mas, sobretudo, pode ser compreendida como sendo um laboratório com potencial de integração entre diferentes áreas do conhecimento em uma perspectiva interdisciplinar, assim como de trabalho coletivo com aprendizagens significativas a partir da interação escola- comunidade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2024-10-09T01:17:43Z No. of bitstreams: 1 SILVA.pdf: 705419 bytes, checksum: c73c3fc657ac184108fd377820a91091 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-11-06T18:06:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SILVA.pdf: 705419 bytes, checksum: c73c3fc657ac184108fd377820a91091 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-06T18:06:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SILVA.pdf: 705419 bytes, checksum: c73c3fc657ac184108fd377820a91091 (MD5) Previous issue date: 2024en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHortaspt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectEscola ruralpt_BR
dc.titleHortas escolares e possibilidades de trabalho pedagógico nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA.pdf688,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.