Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8014
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Simões, Willian | - |
dc.creator | Silva, Kethyn Dhellyner da | - |
dc.date | 2024-07-05 | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-06T18:06:54Z | - |
dc.date.available | 2024 | - |
dc.date.available | 2024-11-06T18:06:54Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8014 | - |
dc.description.abstract | Podemos afirmar que “horta escolar” já pode ser considerada um tema de natureza existente no Brasil, pois observamos a existência de uma vasta variedade de trabalhos publicados. Mas, por outro lado, o que nos provocou à investigação foi compreender em que medida a presente horta pode ser compreendida como um laboratório vivo de aprendizagem e pode contribuir no trabalho pedagógico docente nos Anos Iniciais da educação básica. Metodologicamente, a presente proposta de pesquisa engloba revisão bibliográfica, trabalho de campo com entrevistas. Trata-se de um estudo de caso cujo recorte socioespacial foi a Escola Básica Municipal do Campo em Tempo Integral Bela Vista, situada na zona rural do município de Nova Itaberaba, no oeste catarinense. A pesquisa nos permitiu observar que, a produção de hortas escolares se constitui enquanto espaço pedagógico, para além da experiência prática e de convívio comum para o plantio, mas, sobretudo, pode ser compreendida como sendo um laboratório com potencial de integração entre diferentes áreas do conhecimento em uma perspectiva interdisciplinar, assim como de trabalho coletivo com aprendizagens significativas a partir da interação escola- comunidade. | pt_BR |
dc.description.resumo | Podemos afirmar que “horta escolar” já pode ser considerada um tema de natureza existente no Brasil, pois observamos a existência de uma vasta variedade de trabalhos publicados. Mas, por outro lado, o que nos provocou à investigação foi compreender em que medida a presente horta pode ser compreendida como um laboratório vivo de aprendizagem e pode contribuir no trabalho pedagógico docente nos Anos Iniciais da educação básica. Metodologicamente, a presente proposta de pesquisa engloba revisão bibliográfica, trabalho de campo com entrevistas. Trata-se de um estudo de caso cujo recorte socioespacial foi a Escola Básica Municipal do Campo em Tempo Integral Bela Vista, situada na zona rural do município de Nova Itaberaba, no oeste catarinense. A pesquisa nos permitiu observar que, a produção de hortas escolares se constitui enquanto espaço pedagógico, para além da experiência prática e de convívio comum para o plantio, mas, sobretudo, pode ser compreendida como sendo um laboratório com potencial de integração entre diferentes áreas do conhecimento em uma perspectiva interdisciplinar, assim como de trabalho coletivo com aprendizagens significativas a partir da interação escola- comunidade. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2024-10-09T01:17:43Z No. of bitstreams: 1 SILVA.pdf: 705419 bytes, checksum: c73c3fc657ac184108fd377820a91091 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-11-06T18:06:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SILVA.pdf: 705419 bytes, checksum: c73c3fc657ac184108fd377820a91091 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-11-06T18:06:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SILVA.pdf: 705419 bytes, checksum: c73c3fc657ac184108fd377820a91091 (MD5) Previous issue date: 2024 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Chapecó | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Hortas | pt_BR |
dc.subject | Escolas | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Educação integral | pt_BR |
dc.subject | Escola rural | pt_BR |
dc.title | Hortas escolares e possibilidades de trabalho pedagógico nos anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA.pdf | 688,89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.