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Type: Monografia
Title: Hortas escolares e possibilidades de trabalho pedagógico nos anos iniciais do ensino fundamental
Author: Silva, Kethyn Dhellyner da
First advisor: Simões, Willian
Resume: Podemos afirmar que “horta escolar” já pode ser considerada um tema de natureza existente no Brasil, pois observamos a existência de uma vasta variedade de trabalhos publicados. Mas, por outro lado, o que nos provocou à investigação foi compreender em que medida a presente horta pode ser compreendida como um laboratório vivo de aprendizagem e pode contribuir no trabalho pedagógico docente nos Anos Iniciais da educação básica. Metodologicamente, a presente proposta de pesquisa engloba revisão bibliográfica, trabalho de campo com entrevistas. Trata-se de um estudo de caso cujo recorte socioespacial foi a Escola Básica Municipal do Campo em Tempo Integral Bela Vista, situada na zona rural do município de Nova Itaberaba, no oeste catarinense. A pesquisa nos permitiu observar que, a produção de hortas escolares se constitui enquanto espaço pedagógico, para além da experiência prática e de convívio comum para o plantio, mas, sobretudo, pode ser compreendida como sendo um laboratório com potencial de integração entre diferentes áreas do conhecimento em uma perspectiva interdisciplinar, assim como de trabalho coletivo com aprendizagens significativas a partir da interação escola- comunidade.
Abstract: Podemos afirmar que “horta escolar” já pode ser considerada um tema de natureza existente no Brasil, pois observamos a existência de uma vasta variedade de trabalhos publicados. Mas, por outro lado, o que nos provocou à investigação foi compreender em que medida a presente horta pode ser compreendida como um laboratório vivo de aprendizagem e pode contribuir no trabalho pedagógico docente nos Anos Iniciais da educação básica. Metodologicamente, a presente proposta de pesquisa engloba revisão bibliográfica, trabalho de campo com entrevistas. Trata-se de um estudo de caso cujo recorte socioespacial foi a Escola Básica Municipal do Campo em Tempo Integral Bela Vista, situada na zona rural do município de Nova Itaberaba, no oeste catarinense. A pesquisa nos permitiu observar que, a produção de hortas escolares se constitui enquanto espaço pedagógico, para além da experiência prática e de convívio comum para o plantio, mas, sobretudo, pode ser compreendida como sendo um laboratório com potencial de integração entre diferentes áreas do conhecimento em uma perspectiva interdisciplinar, assim como de trabalho coletivo com aprendizagens significativas a partir da interação escola- comunidade.
Keywords: Hortas
Escolas
Interdisciplinaridade
Educação integral
Escola rural
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8014
Issue Date: 2024
Appears in Collections:Pedagogia

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