Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8017
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Rodrigues, Jane Teresinha Donini | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Souza, Cláudia Felisbino | - |
dc.creator | Dias, Elizandra da Silva | - |
dc.date | 2023-12-18 | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-06T18:23:33Z | - |
dc.date.available | 2024 | - |
dc.date.available | 2024-11-06T18:23:33Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8017 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo apresentar uma análise acerca dos cursos de formação continuada para professores regentes do ensino regular com foco no Transtorno do Espectro Autista (TEA) ofertados pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) entre os anos de 2019 e 2023. O percurso investigativo buscou responder a pergunta: como é abordado o tema do TEA nos cursos de formação continuada ofertados pela Fundação Catarinense de Educação Especial, qual o público-alvo e quais as ênfases teórico-metodológicas? Os caminhos metodológicos seguem as trilhas da pesquisa qualitativa documental, tendo como objeto de estudos editais de oferta de cursos pela FCEE no período de 5 anos a contar de 2019. Teoricamente lança mão aos referenciais que se alinham às perspectivas inclusivas como ZERBATO (2017), FIGUEIREDO; COSTA; DIAS (2018), CAMARGO (2020), FELISBINO (2020), além de normativas nacionais como a Constituição Federal (1988), Política Nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva (2008). Os resultados apontam que a FCEE foi essencial para avanços na Educação Inclusiva em Santa Catarina e tem como ênfase teórica-metodológica a introdução dos conceitos básicos do TEA e a compreensão das Práticas Baseadas em Evidências (PBE). No que diz respeito ao público-alvo, a FCEE ainda dispõe de um número significativo de formações continuada voltadas para professores especialistas na área, segundo professor de sala e professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), e, para o professor regente da sala comum do ensino regular, há poucas ofertas o que, consequentemente, significa que seguimos com lacunas na formação de professores regentes nas salas de aula comum. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2024-10-08T14:54:11Z No. of bitstreams: 1 DIAS.pdf: 673013 bytes, checksum: 733086c781a0c53a746ab31584aab0c7 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-11-06T18:23:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DIAS.pdf: 673013 bytes, checksum: 733086c781a0c53a746ab31584aab0c7 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-11-06T18:23:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DIAS.pdf: 673013 bytes, checksum: 733086c781a0c53a746ab31584aab0c7 (MD5) Previous issue date: 2023 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Chapecó | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada do profesor | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.title | A formação continuada para professores regentes de turmas com inclusão de alunos autistas: uma análise dos cursos ofertados pela FCEE – 2019 a 2023 | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DIAS.pdf | 657,24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.