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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Jane Teresinha Donini-
dc.contributor.advisor-co1Souza, Cláudia Felisbino-
dc.creatorDias, Elizandra da Silva-
dc.date2023-12-18-
dc.date.accessioned2024-11-06T18:23:33Z-
dc.date.available2024-
dc.date.available2024-11-06T18:23:33Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8017-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo apresentar uma análise acerca dos cursos de formação continuada para professores regentes do ensino regular com foco no Transtorno do Espectro Autista (TEA) ofertados pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) entre os anos de 2019 e 2023. O percurso investigativo buscou responder a pergunta: como é abordado o tema do TEA nos cursos de formação continuada ofertados pela Fundação Catarinense de Educação Especial, qual o público-alvo e quais as ênfases teórico-metodológicas? Os caminhos metodológicos seguem as trilhas da pesquisa qualitativa documental, tendo como objeto de estudos editais de oferta de cursos pela FCEE no período de 5 anos a contar de 2019. Teoricamente lança mão aos referenciais que se alinham às perspectivas inclusivas como ZERBATO (2017), FIGUEIREDO; COSTA; DIAS (2018), CAMARGO (2020), FELISBINO (2020), além de normativas nacionais como a Constituição Federal (1988), Política Nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva (2008). Os resultados apontam que a FCEE foi essencial para avanços na Educação Inclusiva em Santa Catarina e tem como ênfase teórica-metodológica a introdução dos conceitos básicos do TEA e a compreensão das Práticas Baseadas em Evidências (PBE). No que diz respeito ao público-alvo, a FCEE ainda dispõe de um número significativo de formações continuada voltadas para professores especialistas na área, segundo professor de sala e professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), e, para o professor regente da sala comum do ensino regular, há poucas ofertas o que, consequentemente, significa que seguimos com lacunas na formação de professores regentes nas salas de aula comum.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2024-10-08T14:54:11Z No. of bitstreams: 1 DIAS.pdf: 673013 bytes, checksum: 733086c781a0c53a746ab31584aab0c7 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectFormação continuada do profesorpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.titleA formação continuada para professores regentes de turmas com inclusão de alunos autistas: uma análise dos cursos ofertados pela FCEE – 2019 a 2023pt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
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