Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8017
Type: Artigo Cientifico
Título : A formação continuada para professores regentes de turmas com inclusão de alunos autistas: uma análise dos cursos ofertados pela FCEE – 2019 a 2023
Author: Dias, Elizandra da Silva
First advisor: Rodrigues, Jane Teresinha Donini
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Souza, Cláudia Felisbino
Resume: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma análise acerca dos cursos de formação continuada para professores regentes do ensino regular com foco no Transtorno do Espectro Autista (TEA) ofertados pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) entre os anos de 2019 e 2023. O percurso investigativo buscou responder a pergunta: como é abordado o tema do TEA nos cursos de formação continuada ofertados pela Fundação Catarinense de Educação Especial, qual o público-alvo e quais as ênfases teórico-metodológicas? Os caminhos metodológicos seguem as trilhas da pesquisa qualitativa documental, tendo como objeto de estudos editais de oferta de cursos pela FCEE no período de 5 anos a contar de 2019. Teoricamente lança mão aos referenciais que se alinham às perspectivas inclusivas como ZERBATO (2017), FIGUEIREDO; COSTA; DIAS (2018), CAMARGO (2020), FELISBINO (2020), além de normativas nacionais como a Constituição Federal (1988), Política Nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva (2008). Os resultados apontam que a FCEE foi essencial para avanços na Educação Inclusiva em Santa Catarina e tem como ênfase teórica-metodológica a introdução dos conceitos básicos do TEA e a compreensão das Práticas Baseadas em Evidências (PBE). No que diz respeito ao público-alvo, a FCEE ainda dispõe de um número significativo de formações continuada voltadas para professores especialistas na área, segundo professor de sala e professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), e, para o professor regente da sala comum do ensino regular, há poucas ofertas o que, consequentemente, significa que seguimos com lacunas na formação de professores regentes nas salas de aula comum.
Palabras clave : Transtorno do Espectro Autista
Formação continuada do profesor
Educação especial
Educação inclusiva
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8017
Fecha de publicación : 2023
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DIAS.pdf657,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.