Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8019
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Moura, Neide Cardoso de-
dc.contributor.advisor-co1Loro, Alexandre Paulo-
dc.creatorKaufmann, Franciele-
dc.date2024-
dc.date.accessioned2024-11-06T18:28:06Z-
dc.date.available2024-
dc.date.available2024-11-06T18:28:06Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8019-
dc.description.abstractThis Course Completion Paper (TCC) presents the studies and research published by the National Association for Postgraduate Studies and Research in Education (ANPEd) from 2010 to 2021, focusing on the searches in WG08 - Teacher Training, WG21 - Education and Ethnic- Racial Relations, and WG23 - Gender, Sexuality, and Education. The aim is to disseminate research that has explored and utilized the concepts of coloniality and decoloniality. The methodology employed is bibliographic, investigating articles resulting from research conducted by various authors and institutions. The theoretical framework is based on the concepts of coloniality and decoloniality as discussed by Lugones (2010), Candau (2010), and Walsh (2009). The results highlight the scarcity of research in WGs 08 and 23 that specifically address these concepts.pt_BR
dc.description.abstractEl presente Trabajo de Conclusión de Curso (TCC) presentará los estudios e investigaciones vinculados por la Asociación Nacional de Posgrado e Investigación en Educación (ANPEd) de 2010 a 2021, focalizando las búsquedas en GT08-Formación de Profesores; GT21-Educación y Relaciones Étnico-Racial y GT23-Género, Sexualidad y Educación. El objetivo es socializar las investigaciones que exploraron/utilizaron los conceptos de colonialidad y decolonialidad en sus estudios. La metodología utilizada fue la bibliográfica, investigando artículos resultado de investigaciones realizadas por diferentes autores e instituciones. El soporte teórico se basó en los conceptos sobre colonialidad y decolonialidad de Lugones (2010), Candau (2010) y Walsh (2009). Los resultados apuntan para la escasez de las investigaciones presentadas en los GTs 08 y 23, que tengan como objetivo abordar esos conceptos.pt_BR
dc.description.resumoO Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentará os estudos e pesquisas veiculados pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação ANPEd de 2010 a 2021, focalizando as buscas nos GT08- Formação de Professores; GT21- Educação e Relações Étnico- Raciais e GT23- Gênero, Sexualidade e Educação. O objetivo é socializar as pesquisas que exploraram/utilizaram os conceitos de colonialidade e decolonialidade em seus estudos. A metodologia utilizada foi a bibliográfica, pesquisando nos artigos resultantes de pesquisas realizadas por diferentes autores das instituições brasileiras. O suporte teórico se baseou- se nos conceitos sobre colonialidade e decolonialidade na perspectiva de Lugones (2010), Candau (2010) e Walsh (2009). Os resultados apontaram para a escassez de pesquisas, que tenham como objetivo abordar e aprofundar tais conceitos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2024-10-08T15:20:40Z No. of bitstreams: 1 KAUFMANN.pdf: 875048 bytes, checksum: f59ca456a085fb7eaa7d1381d559c1ca (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-11-06T18:28:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 KAUFMANN.pdf: 875048 bytes, checksum: f59ca456a085fb7eaa7d1381d559c1ca (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-06T18:28:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KAUFMANN.pdf: 875048 bytes, checksum: f59ca456a085fb7eaa7d1381d559c1ca (MD5) Previous issue date: 2024en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectColonialismopt_BR
dc.subjectDecolonialidadept_BR
dc.subjectDesigualdades sociaispt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleOs conceitos de colonialidade/decolonialidade: silêncios e presenças nas pesquisas da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEds) de 2010 a 2021pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KAUFMANN.pdf854,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.