Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8019
Type: Monografia
Título : Os conceitos de colonialidade/decolonialidade: silêncios e presenças nas pesquisas da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEds) de 2010 a 2021
Author: Kaufmann, Franciele
First advisor: Moura, Neide Cardoso de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Loro, Alexandre Paulo
Resume: O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentará os estudos e pesquisas veiculados pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação ANPEd de 2010 a 2021, focalizando as buscas nos GT08- Formação de Professores; GT21- Educação e Relações Étnico- Raciais e GT23- Gênero, Sexualidade e Educação. O objetivo é socializar as pesquisas que exploraram/utilizaram os conceitos de colonialidade e decolonialidade em seus estudos. A metodologia utilizada foi a bibliográfica, pesquisando nos artigos resultantes de pesquisas realizadas por diferentes autores das instituições brasileiras. O suporte teórico se baseou- se nos conceitos sobre colonialidade e decolonialidade na perspectiva de Lugones (2010), Candau (2010) e Walsh (2009). Os resultados apontaram para a escassez de pesquisas, que tenham como objetivo abordar e aprofundar tais conceitos.
Resumen : This Course Completion Paper (TCC) presents the studies and research published by the National Association for Postgraduate Studies and Research in Education (ANPEd) from 2010 to 2021, focusing on the searches in WG08 - Teacher Training, WG21 - Education and Ethnic- Racial Relations, and WG23 - Gender, Sexuality, and Education. The aim is to disseminate research that has explored and utilized the concepts of coloniality and decoloniality. The methodology employed is bibliographic, investigating articles resulting from research conducted by various authors and institutions. The theoretical framework is based on the concepts of coloniality and decoloniality as discussed by Lugones (2010), Candau (2010), and Walsh (2009). The results highlight the scarcity of research in WGs 08 and 23 that specifically address these concepts.
El presente Trabajo de Conclusión de Curso (TCC) presentará los estudios e investigaciones vinculados por la Asociación Nacional de Posgrado e Investigación en Educación (ANPEd) de 2010 a 2021, focalizando las búsquedas en GT08-Formación de Profesores; GT21-Educación y Relaciones Étnico-Racial y GT23-Género, Sexualidad y Educación. El objetivo es socializar las investigaciones que exploraron/utilizaron los conceptos de colonialidad y decolonialidad en sus estudios. La metodología utilizada fue la bibliográfica, investigando artículos resultado de investigaciones realizadas por diferentes autores e instituciones. El soporte teórico se basó en los conceptos sobre colonialidad y decolonialidad de Lugones (2010), Candau (2010) y Walsh (2009). Los resultados apuntan para la escasez de las investigaciones presentadas en los GTs 08 y 23, que tengan como objetivo abordar esos conceptos.
Palabras clave : Colonialismo
Decolonialidade
Desigualdades sociais
Pedagogia
Educação
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8019
Fecha de publicación : 2024
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
KAUFMANN.pdf854,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.